Voltamos à colônia? Navio ‘movido a vento’ faz sua estreia no Brasil

Criador da tecnologia prevê que metade dos novos navios estarão equipados com sistemas de propulsão eólica até 2025,



Uma nova era de transporte marítimo sustentável deu um grande passo quando um navio de carga, equipado com velas especiais gigantes movidas a vento, partiu em sua viagem inaugural.

Veja também: Parque e 20 decks: maior navio cruzeiro do mundo faz 1º teste no mar

A Cargill, empresa de transporte marítimo, fretou a embarcação e espera que essa tecnologia inovadora possa impulsionar a indústria em direção a um futuro mais verde e com menor pegada de carbono.

Era do transporte verde

As chamadas “asas” WindWings, de design britânico, foram incorporadas ao navio de carga Pyxis Ocean, visando a redução do consumo de combustível e, consequentemente, das emissões de dióxido de carbono (CO2) associadas ao transporte marítimo. Esse setor é responsável por aproximadamente 2,1% das emissões globais de CO2, o que torna essa inovação uma peça fundamental na luta contra as mudanças climáticas.

Navio Eólico Cargill

O Pyxis Ocean iniciou sua primeira jornada da China em direção ao Brasil, marcando o primeiro teste real da tecnologia WindWings em um ambiente de transporte marítimo. Essas velas gigantes, que medem 37,5 metros de altura, são dobradas enquanto o navio está no porto e, depois, são abertas ao zarpar. Feitas do mesmo material utilizado em turbinas eólicas, elas são altamente duráveis e capazes de gerar uma redução significativa das emissões.

A inovação por trás do Pyxis Ocean foi desenvolvida pela empresa britânica BAR Technologies, que surgiu da equipe do velejador britânico Ben Ainslie na Copa América de 2017. John Cooper, chefe da equipe e ex-membro da McLaren na Fórmula 1, ressalta a transformação que essa tecnologia está trazendo para a indústria marítima. Ele prevê que até 2025, metade dos novos navios encomendados estarão equipados com sistemas de propulsão eólica.

A economia oferecida por essas velas “movidas a vento” é um dos principais impulsionadores desse movimento. Uma embarcação com quatro WindWings pode economizar até seis toneladas de combustível por dia, correspondendo a 20 toneladas de CO2 economizadas diariamente. O otimismo em relação a essa tecnologia cresce à medida que a indústria naval busca soluções para reduzir suas estimadas 837 milhões de toneladas anuais de emissões de CO2.

Embora a inovação tenha nascido no Reino Unido, as velas WindWings são fabricadas na China. No entanto, a falta de apoio do governo para a redução do custo do aço importado torna difícil a produção dessas velas no país natal da tecnologia. A energia eólica aplicada ao transporte marítimo promete uma revolução no setor, impulsionando-o a alcançar metas ambiciosas de redução de emissões.

Com especialistas e líderes da indústria acreditando que as tecnologias eólicas estão ganhando força, o Pyxis Ocean e seu sistema inovador de “asas” movidas a vento podem marcar o início de uma transformação sustentável nas viagens marítimas globais.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário