scorecardresearch ghost pixel



6 frutas que Harvard recomenda comer para ter uma visão de águia

Saiba como as vitaminas, os antioxidantes e as frutas podem ajudar sua saúde ocular ao prevenir e retardar doenças como catarata e degeneração macular.



Conforme a Escola de Medicina de Harvard, algumas vitaminas presentes nos alimentos são essenciais para evitar duas doenças oculares frequentes, como: cataratas, que são manchas opacas que se formam na lente do olho, e a degeneração macular associada ao envelhecimento. Essa é uma alteração que compromete a visão da mácula, região do olho responsável pela visão central.

Veja também: Saúde em jogo: ESTES sintomas no corpo denunciam carência de vitamina B12

Diante disso, existem evidências que demonstram que as vitaminas (A, C e E) e os minerais antioxidantes da dieta (zinco) podem ajudar a evitar o avanço da degradação macular. A luteína e a zeaxantina são carotenóides presentes na retina e o consumo desses compostos na alimentação mostrou ter propriedades antioxidantes, aumentando a densidade do pigmento na mácula.

O que dizem os especialistas em saúde ocular de Harvard

Segundo a professora adjunta de oftalmologia de Harvard, Dra. Ivana Kim, ainda não há provas conclusivas, mas alguns estudos indicam que uma alimentação rica em determinados nutrientes pode contribuir para a melhoria da saúde dos olhos.

Assim também, ela disse que se supõe que a retina, sobretudo a mácula, seja um ambiente de alto estresse oxidativo, o que implica que há muitos radicais livres. Isto é, moléculas que prejudicam as proteínas e o DNA nas células. Os antioxidantes combatem os radicais livres e supõe-se que auxiliem na proteção da retina desses danos.

Entretanto, existem evidências de que os ácidos graxos ômega-3 têm propriedades anti-inflamatórias e, por outro lado, sugere-se que a inflamação tenha um papel relevante na degeneração macular ligada ao envelhecimento, segundo a Dra. Ivana.

Enquanto isso, a luteína e a zeaxantina podem ser encontradas na maioria das frutas e vegetais, principalmente nas cores amarela e laranja, assim como em vegetais de folhas verdes. As gemas são uma fonte ainda mais abundante desses nutrientes.

Além disso, os ácidos graxos ômega-3 são encontrados em peixes de água fria, sementes de linhaça e nozes. Por sua vez, a carne vermelha e os frutos-do-mar são ótimas fontes de zinco, enquanto as vitaminas A, C e E podem ser encontradas em vegetais, frutas, nozes e sementes.

6 frutas para uma visão melhor e olhos mais saudáveis

Para diminuir consideravelmente o risco de problemas na saúde ocular, é preciso ter um estilo de vida saudável. Os olhos se beneficiam dos alimentos que contêm antioxidantes e vitaminas, pois eles são essenciais para a saúde ocular. A Eye Clinic London aconselha fazer exercícios com frequência e seguir uma dieta equilibrada para o bem-estar geral, e nós compartilhamos seus melhores conselhos a seguir.

suco antioxidante
Frutas Vermelhas

1. Frutas cítricas

A vitamina C, presente em laranjas, limões e toranjas, auxilia o organismo a produzir e conservar o tecido conjuntivo, que inclui o colágeno da córnea do olho. Essa vitamina também fortalece a saúde dos vasos sanguíneos oculares, sendo muito importante para evitar doenças como a catarata.

2. Frutas vermelhas

Já as frutas vermelhas, como morangos, mirtilos e amoras, são excelentes superalimentos para o bom funcionamento dos olhos. Eles possuem antioxidantes que podem prevenir ressecamento, pressão arterial baixa, problemas de visão e degeneração macular.

3. Bananas

O potássio é outro nutriente ótimo para a saúde ocular, especialmente para os olhos secos, pois ele faz parte do filme lacrimal e ajuda a manter sua espessura. Ou seja, a banana também contém vitamina A, que protege a córnea e melhora a visão.

4. Manga e mamão

Essas frutas são ricas em nutrientes que contribuem para a saúde ocular. A manga e o mamão têm dois antioxidantes importantes: a luteína e a zeaxantina. Eles funcionam como um filtro solar natural, absorvendo o excesso de luz que chega à retina, inclusive a luz azul das telas que usamos diariamente.

5. Damascos e pêssegos

Os damascos são muito benéficos para a saúde dos olhos, pois têm vitaminas A, C, E e carotenóides. Eles também têm uma quantidade significativa de beta-caroteno que nos ajuda na visão noturna e na capacidade dos olhos de se adaptarem à escuridão.

Por fim, há várias formas de consumir e apreciar esses alimentos. Ou seja, você pode escolher misturá-los em um smoothie, colocá-los em uma sobremesa ou fazer uma deliciosa salada de frutas, seja no café da manhã ou no lanche da tarde.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário