Já pensou em viver mais 24 anos? Não, não estamos falando de um elixir mágico. A ciência descobriu que adotar alguns hábitos pode te dar quase um quarto de século a mais para aproveitar. Seu primeiro pensamento pode ser “Será que preciso me alimentar só de alface e fazer ioga 24/7?” E a resposta é: claro que não!
Leia mais: Cientista cria teoria de DNA que pode fazer humanos viverem 20 mil anos
Uma pesquisa de Harvard em conjunto com a Universidade de Illinois apontou que adotar certos comportamentos pode aumentar sua expectativa de vida em até 24 anos. E acredite: é mais simples do que você imagina.
A nutricionista Simone Fiebrantz Pinto, da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, realça que:
“Nas últimas décadas, temos observado um aumento na expectativa de vida em todo o mundo, mas isso nem sempre vem acompanhado de qualidade de vida. Por isso, é tão importante estudar quais são os fatores protetores e como eles contribuem para garantir uma melhor qualidade de vida.“
Então, quais são os 8 hábitos mágicos?
Pegue a caneta e o papel, pois a lista inclui:
- Praticar atividade física
- Manter uma dieta equilibrada
- Não fumar (você já sabia dessa, não é?)
- Moderar no álcool
- Gerenciar o estresse
- Cuidar do sono
- Manter boas relações
- Evitar o uso excessivo de opioides
Não parece tão difícil, não é mesmo?
Agora, um alerta: evitar o sedentarismo, o tabagismo e o uso de opioides, como já mencionado no item oito, são cruciais. Esses pequenos vilões aumentam o risco de morte em até 45%. Mas não se desespere.
“Os dados do estudo mostram que as pessoas devem fazer uma autoavaliação para saber o que devem continuar fazendo e o que podem modificar, estabelecendo metas de curto, médio e longo prazo, reais e possíveis, até que isso se torne um hábito”, orienta a especialista.
E adivinha? Se você começar a adotar esses hábitos desde já, os resultados serão ainda melhores. Mas, para aqueles que pensam “ah, já passei dos 40, agora é tarde”, Simone ressalta: “Nunca é tarde”.
Mesmo adotando apenas um desses hábitos, você pode acrescentar cinco anos à sua expectativa de vida. Isso mesmo, CINCO anos a mais para maratonar aquela série, aprender a dançar forró ou, quem sabe, começar a colecionar carimbos de diferentes países.
Por último, mas não menos importante, nunca é demais lembrar que o estresse é traiçoeiro. Precisamos identificar quando ele está se prolongando e impactando nossa saúde. “A pessoa acaba comendo mal, dormindo mal e deixando de se exercitar“, avalia Simone.
Portanto, técnicas de respiração, meditação, atividade física e, claro, cultivar bons relacionamentos sempre, são as chaves para uma vida mais longa e feliz.