scorecardresearch ghost pixel



Passa a maior parte do dia sentado? Temos uma péssima notícia para você

Não é mito! Estudos revelam que nós, seres humanos, ficamos sentados por mais de um terço das nossas vidas.



Se eu te perguntasse qual é a posição em que você passa a maior parte do dia, provavelmente responderia que é sentado. E olha só, cientificamente falando, essa resposta está totalmente correta. Estudos revelam que nós, seres humanos, ficamos sentados por mais de um terço das nossas vidas.

Leia também: Como ganhar músculos depois dos 40? Conheça os melhores alimentos

A especialista Renata Luri, Fisioterapeuta e Doutora em Ciências da Saúde pela UNIFESP, traz algumas informações interessantes sobre esse hábito. Além do trabalho, o lazer e o estilo de vida também contribuem para esse tempo prolongado nessa posição. E acredite, isso não é nada bom para o nosso corpo. A pressão entre os discos da coluna aumenta em até 35%. Imagina só o impacto disso ao longo dos anos?

Desconfortos de ficar sentado por longos períodos

Sabe quando você está sentado e sente aquele desconforto? Pois é, nessa posição, os músculos que passam pelo nosso quadril, como o iliopsoas, ficam encurtados. E isso acaba gerando alguns problemas, como a instabilidade na coluna lombar e a diminuição da mobilidade no quadril. Resultado: outros músculos e articulações do corpo são sobrecarregados. Aí não tem jeito, as dores aparecem sem cerimônia.

Agora imagine combinar o sedentarismo com esse hábito. É uma parceria perfeita para a dor, não é mesmo? A nossa estrutura corporal acaba ficando sem uma base sólida para se apoiar, como uma “Torre de Pisa” tentando se equilibrar a todo momento. Isso acaba gerando contraturas musculares e pontos de gatilho doloridos nas costas. Aposto que você já deve ter sentido alguns desses “nós” por aí.

Sabe o que é interessante? Esses pontos musculares tensos e rígidos podem ser a causa de até 85% das dores e fraquezas musculares que as pessoas enfrentam. Além disso, a falta de mobilidade nas articulações e o uso inadequado dos músculos do “core” (região do abdômen) acabam afetando todo o alinhamento do corpo.

Problemas mais comuns que são relatados

Agora vamos falar dos problemas mais comuns que a Dra. Renata Luri costuma ver em seu consultório. A dor nas costas é a campeão. Não é à toa que muitas pessoas procuram tratamento para essa região lombar tão sofrida. Mas não para por aí, a região do bumbum também pode sentir os efeitos dessa posição, com dor no cóccix ou espalhada por toda a área.

Mas, afinal, o que fazer para evitar esses problemas se a sua rotina exige que você fique sentado? A Dra. Renata destaca a importância de se respeitar, fazer pausas e alternar a forma como você se senta. E vale lembrar que um estilo de vida sedentário tem consequências ainda piores para a sua saúde. Então, é hora de fortalecer os músculos, se movimentar mais e buscar uma boa postura.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário