scorecardresearch ghost pixel



ALERTA: chá que muitos brasileiros tomam é PROIBIDO pela Anvisa

Muitos defensores da saúde natural e influenciadores têm louvado os benefícios deste chá. No entanto, há um detalhe a se considerar.



A cúrcuma, também conhecida como açafrão-da-terra, se tornou indispensável nas prateleiras de muitos brasileiros. Famosa por seus benefícios à saúde, essa especiaria amarela vibrante é reconhecida por:

  • Suas propriedades antioxidantes;
  • Sua capacidade de tratar problemas gastrointestinais;
  • Aliviar febres;
  • Resfriados;
  • E até mesmo ajudar na redução do colesterol.

Leia mais: Inimigo em potencial: nunca pergunte a um chatbot dicas de alimentação

Não é de se estranhar que muitos defensores da saúde natural e influenciadores têm louvado os benefícios do chá de cúrcuma. No entanto, há um detalhe: o chá de cúrcuma está atualmente proibido pela Anvisa.

Isso pode vir como uma surpresa para muitos, já que a popularidade da cúrcuma só tem crescido. Contudo, segundo a Anvisa, a razão para tal proibição é que a cúrcuma não consta no Anexo I da Instrução Normativa (IN) nº 159, de 1º de julho de 2022, que lista quais plantas são permitidas para fazer infusões ou chás.

Entendendo a situação

A especialista em medicina tradicional chinesa, Patrícia Liu, esclarece um pouco mais a situação. Ela explica que, para que a cúrcuma seja autorizada para chás, empresas precisam apresentar dados de segurança à Anvisa.

Isso significa que a avaliação da Anvisa se baseará em informações científicas apresentadas pela empresa para determinar se a cúrcuma pode ser utilizada de forma segura na preparação de chás“, destaca Liu.

Mas antes que você fique desanimado com a ideia de não poder mais preparar seu chá de cúrcuma, Patrícia traz uma perspectiva otimista.

Ela sugere maneiras alternativas de usufruir da especiaria: “Em vez de consumir na forma de chá, você pode adicioná-la às suas receitas de curry, sopas ou smoothies. É uma maneira deliciosa de incorporar a cúrcuma em sua dieta“.

Além disso, se você estiver em busca de substituições, Patrícia tem algumas recomendações: “Você pode experimentar chás à base de gengibre, canela ou até mesmo hibisco, que têm propriedades benéficas para a saúde. Além disso, eles são seguros para o consumo“.

Finalizando, a especialista ressalta a importância de estar sempre informado. “É essencial estar ciente das regulamentações em constante evolução para garantir que você esteja fazendo escolhas alimentares seguras e saudáveis“, afirma.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário