ALERTA de saúde! Brasil pode enfrentar a pior onda de calor do SÉCULO

As notícias que mostram a chegada da onda de calor no Brasil revelam que os problemas podem ser graves, então confira os principais cuidados.



Enquanto a temperatura segue subindo no Brasil, a onda de calor preocupa especialistas do clima e também os médicos. Afinal, a sensação de cansaço mostra que o impacto da crise climática tem se aproximado cada vez mais das pessoas.

Veja também: Se você pensa no meio ambiente, PARE de descartar cocô de cachorro assim

Sendo assim, países que costumam sofrer com esse fenômeno, incluindo a China e Israel, onde o termômetro já registrou 50 °C por vários dias. Portanto, é necessário tomar medidas para prevenir doenças causadas pela oscilação da umidade.

Veja o que vai acontecer na onda de calor do Brasil

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), divulgou um relatório no dia 18 deste mês, na última segunda-feira. Em relação às notas, os meteorologistas reconheceram que as temperaturas vão girar em torno de 40 °C a 45 °C.

Essa previsão do tempo considera a maioria do território brasileiro, até as áreas mais frias do sul e sudeste. Embora seja o início da primavera, trata-se de um momento delicado, envolvendo o risco de morte e demanda por atendimento.

O que significa insolação, heatstroke e heat exhaustion?

Nesse contexto, a insolação equivale ao termo heat exhaustion, em inglês, no qual o indivíduo não consegue resfriar o corpo naturalmente. No entanto, ainda é possível observar gotas de suor, respiração ofegante e certa facilidade de se hidratar.

Já o heatstroke se popularizou nos Estados Unidos e na Europa, definindo um estágio avançado de choque térmico. Isso reflete uma condição na qual a temperatura do organismo chega a 40 °C, provocando inconsciência.

Descubra as orientações para enfrentar altas temperaturas

A próxima onda de calor no Brasil deve durar até o dia 22 de setembro, e requer atenção. Dessa forma, evite a exposição solar, beba bastante água e mantenha uma dieta com bastante frutas, verduras e legumes frescos, sem fritura.

Procure deixar a casa bem ventilada, deixar toalhas congeladas para se refrescar e se possível, investir em ventiladores e ar-condicionados. Por fim, ao sentir os sintomas típicos, tontura, dor de cabeça e falta de ar, procure o pronto-socorro.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário