scorecardresearch ghost pixel



Vive com ansiedade? Aprenda 2 técnicas de respiração que vão te relaxar

Conheça as técnicas de respiração que ajudam a controlar o ritmo cardíaco e o potencial elétrico do cérebro.



Você conhece os benefícios do yoga para sua vida? Além de ser uma ótima forma de relaxar e encontrar o equilíbrio, também pode ajudar a melhorar a saúde mental, principalmente no que diz respeito à ansiedade.

Leia mais: 4 frases que você deveria se blindar (pelo bem da sua saúde mental)

Isso porque as técnicas de respiração e purificação que fazem parte da prática, chamadas de Pranayama e Kryias, ajudam a controlar o ritmo cardíaco e o potencial elétrico do cérebro, que estão diretamente ligados aos estados mentais.

Victor Mazzoli, professor de yoga cadastrado no GetNinjas, explica que “tais mudanças no ritmo da respiração correspondem não só a mudanças no ritmo do coração, mas a mudanças no potencial elétrico na superfície do cérebro também”.

Aprenda duas técnicas de respiração que ajudam a acalmar a mente

Respiração lenta e profunda: Essa é a técnica mais simples e pode ser feita em qualquer lugar. Sente-se confortavelmente e inspire pelo nariz, contando até quatro. Expire pela boca, contando até quatro. Repita por alguns minutos.

Respiração abdominal: Essa técnica é um pouco mais avançada, mas também é muito eficaz. Sente-se com as costas eretas e coloque as mãos sobre a barriga. Inspire, empurrando a barriga para fora. Expire, puxando a barriga para dentro. Repita por alguns minutos.

Outros benefícios do yoga para a ansiedade

Além de ajudar a relaxar, o yoga também pode:

  • Melhorar a qualidade do sono
  • Reduzir a frequência cardíaca
  • Reduzir a pressão arterial
  • Melhorar a concentração
  • Aumentar a autoestima

Agora, vai um alerta: é preciso alguns cuidados ao praticar yoga. Se você tem alguma condição pré-existente, é importante conversar com um médico antes de começar o exercício. Também é importante contar com o apoio de um professor qualificado, para evitar lesões.

A prática de forma incorreta pode causar danos para o corpo e a mente. Victor Mazzoli reforça que “problemas podem surgir quando alteramos a respiração e não damos atenção a uma reação corporal negativa”. Portanto, se atente a essas dicas.




Voltar ao topo

Deixe um comentário