scorecardresearch ghost pixel



Atenção, pais! 5 coisas que os adolescentes querem que você saiba sobre o celular

Enquanto os adultos veem o celular como uma ferramenta de trabalho, comunicação e diversão, qual será a perspectiva dos adolescentes?



O celular é uma ferramenta poderosa que transformou nossas vidas de tantas formas. Muitos de nós, adultos, vemos o aparelho como um facilitador para trabalhar, se comunicar e até se divertir. Mas o que será que os adolescentes, nascidos na era digital, têm a dizer sobre seu uso?

Leia também: Quer ser produtivo, mas o celular não deixa? 7 dicas para fugir desse vício

Com frequência, ouvimos sobre a necessidade de “monitorar por adultos”, como os especialistas em saúde pública sugerem, ou fazer uma pausa nas redes sociais e se questionar, como os psicólogos recomendam: “eu me sinto mal comigo mesmo ao ver isso?”.

Mas, será que perguntamos aos adolescentes o que eles pensam?

O The New York Times fez exatamente isso. Conduzindo uma conversa com jovens que participaram de programas da Girls Leadership, eles conseguiram recolher conselhos valiosos. Aqui estão algumas das principais dicas e o que esses jovens querem que você saiba:

1. Não há necessidade de responder imediatamente. Niki Shiva, de 17 anos, sugere usar o modo “não perturbe” para reduzir a ansiedade das constantes notificações. “Para não ter que olhar o número de notificações“, ela removeu o aplicativo de mensagens da tela inicial.

2. Siga contas que te elevem, e não o contrário. Janine Edmunds, de 14 anos, fala sobre o poder da atenção. Ela comenta sobre a possibilidade de sinalizar um vídeo no TikTok como “não estou interessado”. Kamryn Nutzel, 16 anos, por sua vez, exclui aplicativos quando se sente sobrecarregada, para retornar a eles com uma mentalidade mais positiva.

3. Reflita: para quem você está postando?É uma caixa de recordações para você”, diz Ella Moyer, 17 anos, sobre o Instagram. Ela vê as redes sociais como uma forma de se conectar com amigos e momentos.

4. Vá lá fora! Rosalina Pinkhasova, 14 anos, incentiva a passar mais tempo ao ar livre. Noor Rauf, 14 anos, reforça a importância de momentos “sem celular” quando se está com amigos.

5. A cama é para sonhar. Nyla Grant, 16 anos, sugere manter o celular longe da cama para evitar distrações antes de dormir. Ella Moyer, 17 anos, compartilha que deixar o telefone fora do quarto a noite ajudou a gerenciar melhor seu tempo.

E para os pais?

Comunicação aberta é fundamental. Em vez de proibir, converse sobre o uso.

Entenda as razões por trás das postagens e, como destaca Kamryn, da Louisiana, “crie um ambiente aberto em que seu filho adolescente seja honesto com você“.

Além disso, reflita sobre seu próprio uso. “Porque é aquilo: por que eu deveria segui-las se você não está nem tentando um pouco?”, questiona Janine.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário