scorecardresearch ghost pixel



Cachorro pode comer mamão? Veterinários são bem claros quanto a isso

Afinal de contas, compartilhar um belo pedaço de mamão com seu cachorro pode apresentar algum risco para a saúde do animal? Descubra qual é a verdade.



O mamão é uma fruta deliciosa e nutritiva que muitas pessoas adoram. Mas será que, em moderação, os cães também podem saborear esse alimento tropical? Afinal, muitos não resistem a carinho de dó que o pet faz diante da mesa.

Veja também: 10 animais selvagens que parecem cachorros domésticos – mas não são

De um modo específico, existem algumas indicações de especialistas em medicina veterinária a respeito do assunto. Se você tem essa curiosidade, descubra se o seu cachorro pode ou não comer mamão.

É seguro para o cachorro comer mamão?

Sim, o mamão é considerado seguro para a maioria dos cães.

É uma excelente fonte de vitaminas, como a vitamina A e a vitamina C, bem como de fibras que podem beneficiar a digestão. Além disso, o mamão contém enzimas, como a papaína, que podem auxiliar na quebra de proteínas, facilitando a digestão geral.

No entanto, você deverá ter alguns cuidados ao oferecer o fruto para seu animal:

  • Consulte o veterinário: antes de adicionar qualquer novo alimento à dieta do seu cachorro, é sempre aconselhável consultar o veterinário. Cada animal é único, e o veterinário pode fornecer orientações específicas com base na idade, tamanho, saúde e necessidades individuais do seu cão.
  • Quantidade adequada: uma pequena quantidade do fruto cortado em cubos é suficiente como um tratamento ocasional ou como parte de uma dieta equilibrada.
  • Retire as sementes e a casca: as sementes contêm traços de cianeto, que são tóxicos para os cães. Certifique-se de remover completamente as sementes e a casca antes de oferecer o mamão ao seu cachorro.
  • Evite a conserva: muitas variedades comerciais de fruta em conserva contêm açúcares e adoçantes artificiais que não são saudáveis para os cães.
  • Monitore a reação: após introduzir o mamão na dieta do seu cão, observe-o para verificar se ele tolera bem a fruta. Alguns cães podem ter sensibilidade digestiva a novos alimentos. Se você notar qualquer sinal de desconforto gastrointestinal, como diarreia ou vômito, interrompa imediatamente a oferta do alimento.

Mais conselhos para ter segurança

Se o seu cachorro nunca comeu a fruta antes, comece com pequenas porções e observe como ele reage. À medida que o cachorro se acostuma com o novo alimento, você pode aumentar a quantidade gradualmente.

Lembre-se de que o mamão deve ser considerado um petisco ocasional e não uma parte significativa da dieta do seu cão. A dieta do seu cachorro deve ser principalmente composta de ração de alta qualidade formulada especificamente para suas necessidades nutricionais.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário