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Não estão lá à toa: por que algumas frutas têm adesivos e outras não?

Se você já se perguntou sobre a origem dos adesivos em determinadas frutas, chegou a hora de entender como ocorre esse processo de identificação.



Os adesivos que podem ser observados em certas frutas em supermercados e demais estabelecimentos, despertam a curiosidade dos consumidores. Nesse caso, é possível reparar que nem todos os alimentos apresentam esse rótulo.

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Portanto, esses selos remetem a produtos específicos, que foram cuidadosamente selecionados. Desse modo, talvez você tenha reparado que eles realmente parecem sempre estar em melhor estado de conservação e com um sabor diferenciado.

Estas são algumas curiosidades ligadas aos adesivos das frutas

Foto: GS23/Shutterstock
Já reparou que certas frutas carregam um adesivo? Acredite, eles não estão lá à toa.

As etiquetas identificam características da fruta

Essas etiquetas na superfície das frutas são chamadas formalmente de PLU, ou seja, Pesquisa de Preços por Unidade. Sendo assim, reflete que a maçã ou qualquer outra fruta que recebeu essa certificação, foi contada e catalogada.

O controle dessa contagem e autenticação da qualidade é feito pela Federação Nacional de Padrões de Produtos Frescos. Logo, revela a origem, métodos de produção, o tipo da safra e fatores que impactam na produtividade.

O adesivo responde a um sistema de rastreamento

Os PLUs respondem a uma operação que rastreia frutas, verduras e legumes que atendem a um alto padrão, seja em textura, sabor ou aparência. Nesse sentido, envolvem custos elevados para os agricultores alcançarem esse desempenho.

Considerando o rastreamento, as empresas envolvidas precisam garantir que as caixas foram entregues aos revendedores. Dito isso, os adesivos das frutas identificam sua padronização, evitando perdas e confusão entre os comerciantes.

A marcação também é um sinalizador para os clientes

Por fim, a marca ainda é um sinal de que o fruto realmente entrega uma boa experiência de consumo. Quanto aos preços mais elevados, os compradores terão a garantia de que um órgão qualificado avalia as condições do alimento.

Visto que a indústria alimentícia vem evoluindo para oferecer ingredientes exclusivos, o setor agroindustrial segue melhorando suas análises. Dessa forma, ao pegar uma fruta codificada, preste atenção nas informações do adesivo.




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