scorecardresearch ghost pixel



Calma, não é ansiedade: por que o cachorro gira antes de deitar?

As curiosidades envolvendo a vida do seu cachorro envolvem vários comportamentos inusitados, como o hábito de dormir após girar.



Se você observa o seu cão atentamente, talvez tenha notado uma série de manias engraçadas, que resultam em diversas perguntas. Por exemplo, o cachorro costuma fazer movimentos em círculos ao dormir, independente da superfície.

Veja também: 5 motivos para não abraçar mais seu cachorro; o nº 2 é preocupante

Essa reação parece esquisita para os humanos, mas tem a ver com situações que esses animais passavam quando não eram domesticados. Dito isso, vale a pena reconhecer o porquê os cães fazem isso e entender sua linguagem corporal.

Por que o cachorro fica girando antes de dormir?

Primeiramente, a explicação dos biólogos e veterinários consideram a ancestralidade canina. Sendo assim, é válido ressaltar que os parentes centenários do seu cachorro viviam na floresta, em meio a um cenário selvagem.

Nesse contexto, dormir na selva não era tão seguro quanto tirar uma soneca em uma casa livre de perigos. Dessa maneira, ele precisava girar para garantir que não havia predadores por perto, na tentativa de avaliar o ambiente.

Isso não significa que o seu pet está desconfortável

Se o objetivo dos giros em 360º representa um cuidado quanto aos riscos, isso não quer dizer que o seu animal de estimação se sente ameaçado ou está ansioso. Essa atitude não passa de uma ação ligada ao instinto, que tem sido passado por gerações.

Da mesma maneira que os membros da sua família repetem decisões sem pensar, os cães também têm ações condicionadas. Afinal, a cama dele pode ser a mais confortável do mundo, contornar o próprio corpo faz parte do seu DNA.

Outros significados para esses movimentos estranhos

Além disso, é preciso analisar o quanto a domesticação afetou sua personalidade, atribuindo outros significados a esse rodopio. Logo, algumas hipóteses incluem a possibilidade do cachorro estar amaciando o local para dormir no conforto.

Outra perspectiva é o estímulo dos tutores a partir de treinamentos, oferecendo recompensas por esse ato de girar. Portanto, os pets gostam de movimentar seus corpos conforme recebem carinho, brinquedos e até principalmente petiscos.




Voltar ao topo

Deixe um comentário