Muitos proprietários de veículos equipados com airbags Takata, tanto atuais quanto antigos, podem ter direito a uma indenização. No entanto, não é todo mundo que sabe disso – apesar de mais de 100 milhões de carros terem sido afetados em todo o mundo.
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Agora, quem tem ou já teve estes veículos têm a chance de buscar pelo menos um pouquinho de compensação por possíveis danos causados pelas montadoras. Afinal, elas demoraram alguns anos para fazerem o recall correto e possivelmente colocaram as vidas das pessoas em risco. Em alguns casos, quiçá, levando à morte.
Quais as montadoras envolvidos no recall?
No Brasil, 14 montadoras estiveram envolvidas na história e precisaram fazer o recall dos veículos equipados com airbags Takata, de 1998 para cá:
- Audi;
- BMW;
- Chevrolet;
- Ferrari;
- Ford;
- Nissan;
- Mercedes-Benz;
- Mitsubishi;
- Renault;
- Subaru;
- Toyota;
- Volvo;
- Volkswagen;
- Fiat;
- Chrysler;
- Dodge RAM;
- Jeep.
Como pegar minha indenização?
Por meio da Regera, aquela empresa conhecida por processar a Apple em nome dos clientes devido aos iPhones sem carregadores. A companhia está tomando frente do caso dos airbags Takata no Brasil.
Antes, você deve verificar se o seu veículo é elegível para a indenização. E a maneira de fazer isso é via SENATRAN, pesquisando por meio do número do chassi ou da placa. O site da Regera também lista os modelos aptos.
E você não precisa ser o proprietário atual do veículo. Se você já teve algum dos que estão na lista, está elegível para receber o crédito.
Funciona da seguinte forma: você pode receber o valor total da Regera, mostrando a documentação exigida; ou receber 70% do valor de direito creditório depois, em caso de sucesso no processo. Mas, se você perder a ação, não recebe nada.
É confiável?
Vamos aos fatos. A Regera tem mais de 150 mil contratos assinados e mais de 65 mil pessoas já receberam indenizações. Em seu site a companhia afirma que assume os riscos, gerenciando e auditando o direito creditório sem custo nenhum adicional ao cliente.
É algo a se refletir.