Quem nunca se pegou pensando em como degustar uma cervejinha no final de semana sem ter que encarar os números subindo na balança? Uma preocupação comum entre quem está firme e forte na dieta, a cerveja é vista por muitos como uma verdadeira vilã no processo de emagrecimento.
Leia também: A próxima cerveja que você beber pode não ter o mesmo gosto; veja por que
Mas será que é preciso cortar totalmente a “loira gelada” da rotina para manter a forma? Vamos desmistificar isso agora!
Moderação é a palavra-chave
“É claro que não podemos exagerar, principalmente quando falamos de álcool que, além de prejudicar os resultados da balança, também faz muito mal para a saúde, mas as pequenas exceções existem e fazem até bem”, enfatiza a nutricionista Mariana Gomes, do aplicativo Personal Virtual.
Então, respire aliviado: não é necessário cortar totalmente a cerveja do seu cardápio de fim de semana. Mas para que essa prática seja amiga da balança, seguem algumas dicas valiosas.
5 dicas para apreciar sua cerveja e manter a forma
Intercalando com água: Uma boa estratégia é, a cada copo de cerveja, beber um copo de água. Isso ajuda a manter a hidratação, diminui a ingestão calórica e ainda evita a ressaca no dia seguinte.
Escolha petiscos saudáveis: Troque aquelas porções gordurosas por opções mais leves. Em vez de batata frita ou pastéis, que tal optar por azeitonas, castanhas ou legumes crus?
Fique de olho na quantidade: Em vez de ir bebendo sem controle, estabeleça um limite para si mesmo. Talvez dois copos sejam suficientes para socializar e relaxar.
Opte por cervejas mais leves: Algumas cervejas têm menos calorias do que outras. Se possível, dê preferência às opções light ou artesanais, que frequentemente contêm menos aditivos e conservantes.
Mantenha-se ativo: Não é porque é fim de semana que você precisa ficar parado. Uma caminhada no parque ou até uma dança descontraída podem ajudar a queimar as calorias extras.
Lembrando sempre: a cerveja, assim como qualquer outra bebida alcoólica, deve ser consumida com responsabilidade. A moderação, além de ser amiga da saúde, também é a chave para manter o peso sob controle. Então, brinde à vida com consciência e sem culpa!