Quando se trata de vegetais versáteis e, o brócolis se destaca como um dos alimentos mais consumidos. Apesar da popularidade, muitas pessoas não conhecem os métodos corretos ligados a conservação desse tipo de ingrediente.
Veja também: Esponjas de glicose: 5 legumes poderosos que sugam o açúcar do sangue
Dessa forma, é necessário pensar nas orientações dos chefs, que costumam congelar por alguns dias. Logo, essa dica é válida em cozinha domésticas, dado que envolve orientações simples que realmente fazem a diferença.
Esta é a melhor maneira de congelar brócolis
Primeiramente, deixe o brócolis de molho em uma bacia, com 1 L de água e mais 1 colher de sopa de hipoclorito de sódio. Esse passo é essencial na hora de eliminar agrotóxicos, insetos e microrganismos que causam doenças infecciosas.
Em seguida, corte os pedaços, seguindo o formato das folhas que parecem pequenas árvores. Agora coloque tudo em uma panela, encha de água e leve ao fogo, deixando por 5 minutos após a mistura começar a borbulhar, ou seja, ferver.
Lembre-se que nem tudo deve ser congelado
Quanto ao tópico anterior, lembre-se de adicionar sal, que potencializa o efeito conservante, preservando as características do alimento. Visto que um dos fatores principais é a consistência, despeje o brócolis em uma bacia cheia de água e gelo.
Esse choque térmico garante folhagens crocantes, porém, não pode ser aplicado a outras verduras e ingredientes naturais. Afinal, existem inúmeros preparos que jamais devem ser congelados, independente do método escolhido.
Quais são as principais propriedades dos brócolis?
Conforme mencionado, o brócolis precisa ser cozido minimamente, temperado com sal e colocado em um banho gelado. Essa técnica favorece a manutenção dos nutrientes, e permite que você o armazene por até 6 meses no congelador.
Por fim, essa hortaliça é rica em compostos essenciais, como vitaminas C e K, além de fibras alimentares. Sendo assim, suas propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias fortalecem o sistema cardiovascular e melhoram a imunidade.