scorecardresearch ghost pixel



Corra, motorista! Prazo para regularizar CRLV termina nesta semana; veja quem precisa

Se você ainda não realizou a regularização do licenciamento do seu veículo, é melhor se apressar. Prazo final está chegando!



Atenção motoristas! O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) irá exigir a renovação do licenciamento anual dos veículos com as placas terminadas em 1 e 2 a partir deste domingo (1). Na próxima semana, já será necessário o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo em meio digital (CRLV-e) 2023 para que esses veículos possam circular legalmente nas vias.

Veja também: Alerta! Detran muda regra importante para renovação da CNH; veja qual.

De acordo com o Detran-DF, a frota atual no Distrito Federal é de 2.005.617 veículos. Desse montante, somente 758.609 já renovaram seus licenciamentos, representando 37,8%. O prazo para a regularização termina no dia 30 de setembro.

Vale ressaltar que segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), transitar com o veículo não licenciado é considerado uma infração gravíssima. Com isso, o motorista que for flagrado nessas condições irá levar sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), além do recolhimento do veículo e de uma multa no valor de R$ 293,47.

Prazo de renovação do licenciamento anual no Distrito Federal

Para conseguir o documento, o proprietário do veículo deverá realizar o pagamento do IPVA, a taxa de licenciamento e quitar as multas pendentes, caso haja. Após quitar as dívidas relacionada às multas, o motorista conseguirá emitir sua CRLV-e por meio do aplicativo Detran Digital ou por meio do portal de serviços do Detran-DF.

Além disso, o documento pode ser obtido também por meio do aplicativo do Governo Federal, o Carteira Digital de Trânsito. Desde 2021, o certificado de licenciamento dos veículos no Brasil é emitido somente no formato digital. Por fim, o prazo para a renovação do licenciamento anual dos veículos no Distrito Federal ficou estabelecido da seguinte forma:

  • Placas terminadas em 1 e 2: renovação até 30/09;.
  • Placas terminadas em 3, 4 e 5: renovação até 31/10;
  • Placas terminadas em 6, 7 e 8: renovação até 30/11;
  • Placas terminadas em 9 e 0: renovação até 31/12.




Voltar ao topo

Deixe um comentário