scorecardresearch ghost pixel



Deu problema aí? MEIs relatam dificuldades para emitir notas pelo novo sistema nacional

Obrigatório desde o dia 1º de setembro, novo sistema nacional tem sido alvo de críticas dos microempreendedores.



O novo sistema nacional para emissão de notas fiscais eletrônicas se tornou obrigatório no dia 1º de setembro para todos os Microempreendedores Individuais (MEIs) do país. Com menos de um mês de funcionamento, a plataforma se tornou alvo de diversas críticas dos usuários.

Leia mais: MEI ganha novo sistema nacional para emitir nota fiscal; o que muda?

Os empreendedores relatam dificuldades para utilizar o sistema, que vão desde problemas no acesso até erros na finalização da geração da Nota Fiscal de Serviços eletrônica (NFS-e). Alguns usuários afirmam que só conseguem utilizar a ferramenta para emitir documentos durante a madrugada.

Instabilidades foram registradas no primeiro dia da obrigatoriedade, quando a Receita Federal informou que a situação foi causada pelo “aumento no volume de emissão da NFS-e pelos microempreendedores individuais“. Apesar das expectativas de melhora, a situação não parece ter sido corrigida.

Embora os relatos de problemas venham crescendo, o órgão segue afirmando que “o sistema de emissão de NFS-e está respondendo adequadamente ao grande número de usuários que passaram a utilizá-lo desde o dia 1º de setembro”.

“Apenas nos primeiros dias, em razão do uso acima do normal, ocorreram registros de lentidão ou instabilidade, sendo necessário a melhoria da performance”, comunicou a Receita. Desde o início da obrigatoriedade, cerca de 2 milhões de NFS-e foram emitidas pelo sistema nacional.

MEIs querem solução

O sócio da CEV Contadores, Cristiano Lobato, afirmou em entrevista ao portal g1 que seus clientes “têm relatado obstáculos, incluindo o problema de que o sistema sai do ar quando tentam finalizar o processo”.

“A transição para a emissão de notas fiscais eletrônicas através do portal do Governo Federal tem apresentado desafios para os Microempreendedores Individuais (MEIs)”, criticou o especialista.

O empresário Edvaldo Machado Novais relatou que só consegue emitir as notas de madrugada. “Durante o dia é impossível acessar pois o sistema fica travado, não libera o login de acesso. E aqui eu não tenho problema com internet. Pela madrugada, eu consigo acessar normal”, contou.

Confira alguns relatos de outros usuários do sistema na rede social X, antigo Twitter:




Voltar ao topo

Deixe um comentário