scorecardresearch ghost pixel



Diploma não é tudo! 9 profissões que pagam bem mesmo sem faculdade

O curso superior não é o único caminho para ter uma carreira de sucesso, porque determinadas profissões não fazem questão de diploma. Descubra agora.



Há alguns anos, a entrada no mercado de trabalho era determinada pela escolarização regular. No entanto, a internet e o acesso aos materiais de ensino, permitiram que as pessoas aprendessem sem depender de uma instituição.

Veja também: Recalcular a rota? 5 carreiras universitárias que podem sumir com a IA

Dessa forma, existem profissões valorizadas que não precisam de um diploma específico, garantindo bom retorno financeiro. Logo, se você não gostaria de passar pelo processo do vestibular ou pagar mensalidade, confira as alternativas.

Veja quais são as profissões que pagam bem sem diploma

1. Programador de aplicativos

Atualmente, o conhecimento de programação não está necessariamente ligado a uma universidade específica. Apesar do crescimento dos cursos da área de Tecnologia da Informação (TI), o aprendizado é independente. Nesse sentido, basta conquistar a confiança de uma empresa ou iniciar o próprio empreendimento.

2. Piloto de avião

Após uma série de treinamentos e cursos práticos, o piloto se forma e consegue trabalhar em companhias aéreas. Desse modo, além de conhecer outros países, os salários costumam ser generosos, somado aos inúmeros benefícios.

3. Eletricista

Outra área que a barreira de entrada no mercado de trabalho é mínima, dado que o eletricista precisa praticar, até em casa, os fundamentos da elétrica. Sendo assim, consegue ser autônomo e oferecer serviços de diversos reparos. No entanto, é válido lembrar que quanto mais especializado, maiores serão os ganhos.

4. Atleta profissional

Um pouco mais competitivo, mas igualmente satisfatório, é a prática de um esporte a nível profissional. Quanto a esse cenário, dedicação e patrocínio fazem a diferença, considerando modalidades como basquete, futebol, vôlei e tênis.

5. Representante comercial

Todas as empresas querem um bom vendedor, que coloca emoção ao oferecer produtos ao cliente. Visto que o objetivo é vender mais, talvez o currículo deva destacar as suas últimas conquistas e não a validação de uma grade acadêmica.

6. Artesão

Atualmente, o artesão não precisa se restringir às feiras livres, devido à internet e suas possibilidades. Portanto, da loja online às redes sociais, demonstrar o seu talento nunca foi tão fácil, atraindo compradores em potencial e visibilidade.

7. Fotógrafo

Enquanto o mercado de eventos cresce, a demanda por profissionais da fotografia também aumenta. Dito isso, um hobby pode se tornar uma atividade lucrativa, principalmente se você estiver disposto a aprender a mexer em softwares de edição.

8. Cabeleireiro

Agregar valor às profissões, como a do cabeleireiro, não depende de um diploma, e sim das habilidades. Por esse motivo, montar um salão ou fazer atendimentos a domicílio, é uma maneira de conseguir uma fonte de renda estável.

9. Mecânico

Por fim, não se engane com o uniforme sujo do mecânico, porque ele ganha tão bem quanto um médico. Afinal, um pequeno conserto leva a um orçamento que deixa qualquer um assustado, elevando seu faturamento mensal diariamente.




Voltar ao topo

Deixe um comentário