Você já deve ter escutado por aí que comprar um carro pode não ser lá um bom investimento. Isso porque, fala-se, veículos começam a desvalorizar no momento em que se sai da concessionária.
Leia mais: Carro ‘transformers’: empresa chinesa lança SUV elétrico que vira picape
As pessoas também sempre reforçam que têm receio de comprar carros seminovos. Fala-se muito sobre o cuidado dos donos anteriores com o veículo, mas sempre batem na tecla da desvalorização. Mas será mesmo?
Carros seminovos valorizaram no último ano
Segundo a Mobiauto, na verdade, houve uma certa valorização de alguns modelos de carro de lá para cá. A empresa fez uma pesquisa usando sua base de dados, observando os preços dos 10 casos mais vendidos no Brasil.
A conta foi mais ou menos assim: observaram o valor que estes carros 0 km custavam em julho de 2022 e por quanto os donos poderiam vender estes automóveis em julho de 2023, um ano depois, como seminovos.
A empresa observou a flutuação dos seguintes carros:
- Chevrolet Onix e Onix Plus;
- Fiat Argo;
- Fiat Mobi;
- Fiat Strada;
- Hyundai HB20;
- Hyundai Creta;
- Jeep Compass;
- Volkswagen Polo;
- Volkswagen T-Cross.
O queridinho do momento, o Chevrolet Onix, foi quem mais se saiu bem no levantamento da Mobiauto.
“[O veículo] teve um resultado excepcional. Quem comprou esse carro há um ano, usou o modelo por todo esse período e, hoje, em média, possui um bem que vale cerca de 5% a mais”, pontuou o CEO da companhia, consultor automotivo Sant Clair de Castro Jr, em reportagem publicada no AutoPapo.
Veja a lista de carros seminovos que mais valorizaram:
- Chevrolet Onix: de R$ 83.910,62 para R$ 88.095,21 (4,99%)
- Jeep Compass: de R$ 181.780 para R$ 189.488,15 (4,24%)
- Hyundai Creta: de 141.200,26 para R$ 145.695,39 (3,18%)
- Fiat Strada: de R$ 79.930,17 para R$ 79.837,87 (0,27%)
E os que desvalorizaram?
Os piores resultados foram registrados pelo VW T-Cross e para o Fiat Mobi. Sant Clair esclareceu a situação na mesma entrevista:
“Meses atrás, quando o governo federal criou a desoneração tributária para impulsionar as vendas de carros novos por um período definido, esses dois modelos foram atingidos em cheio e tiveram bons volumes de vendas em virtude das reduções. Mas, como o 0 km caiu de preço, o usado também caiu. E essa queda mais acentuada se mantém até hoje, o que explica um delta percentual tão significativo frente ao que ele custava zero km há um ano”.
- Fiat Argo: de R$ 79.930,17 para R$ 79.837,87 (-0,12%)
- Chevrolet Onix Plus: de R$ 94.154,13 para R$ 93.533,98 (-0,66)
- Hyundai HB20: de R$87.860,40 para R$ 86,216,62 (-1,87%)
- VW Polo: de R$ 101.900 para R$ 96.945 (-4,86%)
- VW T-Cross: de R$ 153.302,50 para R$ 138.596,67 (-9,59%)
- Fiat Mobi: de R$ 65.179,23 para R$ 57.809,58 (-11,31%)