O empréstimo é uma modalidade de crédito popular entre os brasileiros, pois é uma forma rápida de adquirir dinheiro para usar em uma gama diversa de finalidades, desde o pagar uma dívida mais cara até aplicar a quantia em algum projeto pessoal. É preciso ter cuidado, já que os golpistas estão se aproveitando disso para aplicar golpes.
Leia mais: Combate ao golpe: Anatel cria mudança envolvendo portabilidade de linha
Segundo mostram os especialistas da Kaspersky, os cibercriminosos estão usando o aplicativo SpyLoan, que oferta empréstimos imediatos, apenas para invadir smartphones e roubar dados. De acordo com o divulgado, nos últimos 12 meses, 2 mil pessoas foram atacadas. O Brasil foi o mais afetado entre os países latinos.
Entenda como tudo funciona a seguir.
Golpe em aplicativo de empréstimo
As informações mostram que o malware se espalha por meio de anúncios em redes sociais, chamando atenção pela liberação de empréstimos imediatos, sem que seja preciso seguir as regras e requisitos solicitados pelos bancos; contudo, as taxas de juros são elevadas.
Mesmo assim, as pessoas são atraídas pela facilidade, pois basta realizar o download do aplicativo em questão, informar os dados que, logo em seguida, o valor é repassado; no entanto, o problema começa a aparecer quando há a falta de pagamento. Nesse momento, o celular é bloqueado e se torna uma ferramenta dos criminosos para que possam extorquir a vítima. Dados pessoais e imagens são roubadas!
É nesse ponto em que as vítimas percebem que contraíram uma dívida com juros altíssimos e, a partir daí, o programa passa a mostrar uma fase maliciosa. Quando o repasse não é feito, a vítima começa a receber mensagens de extorsão, pois foram roubados contatos e imagens contidas no aparelho para forçar o pagamento.
Uma das ações até mesmo realiza o bloqueio do celular.
O diretor da Equipe Global de Pesquisa e Análise para a América Latina da Kaspersky, Fabio Assolini, detalhou que é importante ter cautela ao solicitar um empréstimo dessa forma devido às permissões contidas no aplicativo. O problema não influencia somente as questões financeiras como também expõe os dados da vítima. Eles, por sua vez, são usados em um esquema de extorsão.
A orientação para se proteger, segundo a Kaspersky, é desconfiar de ofertas atrativas com condições boas demais para serem verdadeiras. Ainda é importante ficar de olho na fonte desses aplicativos. Também vale deixar o sistema do celular atualizado, devido às funções de segurança. É bom até mesmo adicionar uma solução de cibersegurança para identificar atividades maliciosas.