scorecardresearch ghost pixel



O que é Credit Scoring?

Entenda melhor sobre o conceito que consiste na avaliação de pessoas que pedem empréstimos a bancos ou financeiras. O método mede qual o grau de confiabilidade daquela pessoa que solicitou o crédito. Saiba como melhorar seu Credit Score e como manter uma boa imagem perante as instituições



Quando uma pessoa solicita algum tipo de crédito ao banco ou a alguma financeira, os órgãos avaliam quais são os riscos de aceitar o pedido, de acordo com o histórico do indivíduo que pediu emprestado. Esta ação é denominada Credit Score.

O conceito consiste em avaliar se a pessoa que pediu o crédito não pode ter um potencial inadimplente e não pague a dívida que fez com estas organizações.

Credit Scoring: como funciona

Alguns aspectos do indivíduo são analisados de maneira profunda pelos bancos ou financeiras. Dentre os pontos estão os dados pessoais, a renda mensal, protestos, ações judiciais ou quaisquer dívidas abertas.

Portanto, os órgãos recorrem a outros que possuem as informações que precisam. Por exemplo, o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) ou a Serasa Experian, são utilizados como fonte de dados.

Quando o pedido de empréstimo é solicitado por uma empresa, os documentos contábeis da organização são avaliados. Neles, pontos como o andamento das atividades e a viabilidade da concessão do crédito, são analisados.

As avaliações, assim como no empréstimo individual, consistem em analisar qual a possibilidade que o devedor tem de não pagar a dívida.

Desse modo, o empréstimo pode ser concedido ou não, de acordo com as observações feitas. Além do mais, taxas de juros também são estipuladas nesta fase de estudo.

Credit Score: como melhorar

Há alguns aspectos que influenciam o Credit Score de um indivíduo. Um consumidor com uma boa pontuação é aquele que paga as contas sempre em dia e, além disso, demonstra um comportamento adequado quando precisa solicitar algum crédito.

Deste modo, para que a pessoa não se perca com os valores, é importante que ela divida as parcelas de acordo com o seu orçamento. Ademais, é essencial deixar um reserva para algum imprevisto.

Outro aspecto importante é atualizar sempre o valor da renda com as instituições as quais pegou o empréstimo. Além disso, ter um controle na hora de pedir os créditos é fundamental. Solicitações em excesso podem indicar uma falta de controle por parte do devedor.




Voltar ao topo

Deixe um comentário