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Combate ao golpe: Anatel cria mudança envolvendo portabilidade de linha 

Com a medida, usuários terão que confirmar a portabilidade de forma específica. Caso isso não seja feito, o pedido é cancelado.



Recentemente, nas redes sociais, diversos internautas relataram que foram vítimas do golpe da portabilidade, onde a pessoa tem a sua linha telefônica perdida devido a uma suposta mudança de plano de telefone e, logo em seguida, começa a perder o acesso a todas as redes vinculadas ao número roubado.

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Os relatos apontam que os golpistas usam a portabilidade para conseguir os números, acessar às redes e, assim, aplicar mais golpes. Em abril desse ano, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) informou que o processo para realizar a portabilidade numérica passaria por alterações. Testes foram realizados em vários estados.

A portabilidade, de fato, apresentará mudanças. Conforme anunciado pela agência na última segunda-feira, 28, o procedimento ganhou mais uma etapa de confirmação, visando deixar a utilização do serviço mais seguro.

Confira mais detalhes a seguir!

Portabilidade numérica ganha novo procedimento

A medida já está valendo em todo o Brasil. Com a mudança, os consumidores que optarem pela portabilidade terão agora que realizar a confirmação do procedimento por SMS. Assim, após a pessoa receber a mensagem, ela terá seis horas para autorizar a troca. Caso essa etapa não seja feita, a solicitação é cancelada automaticamente.

Anatel detalha que as operadoras terão que apresentar todas as informações sobre a portabilidade para os clientes. Estes, por sua vez, terão que ficar atentos para não perder o prazo de confirmação pelo SMS. O órgão ainda explica que a aplicação da novidade tem o objetivo de combater às fraudes, nas quais o criminoso se passa pelo titular da conta e solicita essa alteração à prestadora.

É como se fosse um “sequestro da linha telefônica”. Uma vez em posse do número, o golpista acessa às redes sociais vinculadas da vítima e usa os perfis para pedir dinheiro, anunciar vendas falsas de eletrodoméstico e mais.

Prática ganhou destaque nas discussões em redes sociais

A situação ganhou destaque nas redes com os vários relatos das pessoas que passaram pelo problema e voltou a ganhar mais notoriedade quando o influenciador Felipe Neto cobrou um posicionamento da Anatel, pois o seu amigo foi vítima da ação. Por outro lado, as operadoras parecem não estar gostando das mudanças.

Os testes foram iniciados em abril na região do DDD 64 e depois foram expandidos para outras regiões. Nessa etapa, as operadoras reclamaram do tempo de confirmação, que iniciou com 30 minutos e foi aumentando.

O site Tele Síntese aponta que as operadoras virtuais também apresentaram reclamações. Um dos pontos levantados é que a operadora atual envia diversas mensagens aos clientes, com descontos e outras ofertas, na intenção de que o pedido de portabilidade seja cancelado.




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