As temperaturas têm sido extremamente altas nas últimas semanas. Por isso, muita gente tem recorrido a formas de se refrescar, principalmente na hora de dormir. E, assim, deixam ventilador ou ar-condicionado “trabalhando” a noite toda.
Leia mais: Nesse calor, se rendeu ao ar-condicionado? Saiba quanto passará a gastar
Mas será que isso é bom para a saúde? Não causam doenças ou atacam alergias? Continue a leitura e descubra – aproveite e coloque as informações em prática quando for dormir hoje à noite.
Como deve ser o ar que respiramos?
Segundo uma reportagem da CNN Brasil, o ar que respiramos deve ser aquecido, filtrado e umidificado. Por isso, o médico pneumologista Paulo Roberto Gomes, ouvido pelo portal de notícias, acredita que o uso de ar-condicionado ou ventilador deve ser restrito.
Isso porque o ar-condicionado faz exatamente o contrário do que deveríamos fazer com o ar que respiramos. “[O objeto causa] ressecamento do ar ambiente, resfriamento e, muitas vezes, só renova 10% do ar”, alertou o médico.
Além disso, ele apontou que muitas vezes o filtro do ar-condicionado está sujo e isso implica em danos às nossas vias respiratórias.
Isso acontece também com o ventilador. Principalmente no tempo mais seco, as pás do objeto ficam cheias de poeira. E, quando o ligamos, o pó é espalhado por todo o ambiente e entra no nosso corpo ao respirarmos.
A situação contribui para quadros de problemas respiratórios.
Mas, afinal, pode ou não pode dormir com ar-condicionado ou ventilador ligado?
Não é o ideal, segundo o médico ouvido pela CNN. Principalmente pela possibilidade de quadros inflamatórios ou infecciosos.
O profissional de saúde acredita que o ideal é fazer um uso racional de ambos. Ele também diz que não é uma boa ideia usar um umidificador junto com um ar-condicionado para tentar resolver o problema do ressecamento do ambiente.
“Não devemos ligar o ar na presença de umidificadores, pois o ar pode se tornar muito gelado e, com alta umidade, pode produzir uma serração dentro do ambiente, podendo causar mais malefícios às vias respiratórias do que benefícios”, orientou.
O jeito certo
O médico acredita que o ideal é usar o ar-condicionado apenas nas temperaturas entre 23º C e 25º C. Além disso, deve-se deixar o espaço minimamente aberto, para haver troca de ar.
Se for usar umidificador, deixá-lo ligado até quatro horas antes de deitar e só depois ligar o ar-condicionado.
E, se usar ventilador, higienizá-lo com constância.