Flertou após uns drinks? Não foi o álcool que deixou alguém mais bonito

Se você é um defensor fervoroso dessa ideia, temos notícias: um estudo recente acabou de derrubar esse mito. 



Você já ouviu falar nos famosos “óculos de cerveja”? Aquela teoria cômica de que depois de algumas taças a mais, todo mundo ao redor fica subitamente mais atraente? Pois bem, se você é um defensor fervoroso dessa ideia, temos notícias: um estudo recente acabou de derrubar esse mito.

Leia mais: 1º efuoria, depois o blackout: o que acontece quando você ingere muito álcool?

Pesquisadores norte-americanos resolveram colocar essa ‘hipótese’ à prova. E sabe o que descobriram? O álcool, ao que parece, não torna ninguém mais atraente. Isso mesmo. Nada de borrar sua visão e fazer você ver modelos de capa de revista onde não tem.

Para a pesquisa, 18 amigos do sexo masculino, todos na faixa dos 20 anos, foram convidados a avaliar a atratividade de pessoas mostradas em fotos e vídeos. Em um dos momentos, os rapazes estavam levemente alcoolizados, no outro, totalmente sóbrios.

E, surpresa! O álcool não mudou a forma como eles viam a atratividade das pessoas nas imagens.

O que muda é a confiança

Os participantes, após algumas doses, estavam mais propensos a querer interagir com pessoas que já consideravam atraentes quando estavam sóbrios. Basicamente, o álcool agiu mais como uma “coragem líquida”, dando-lhes um empurrãozinho para se aproximar de alguém que já lhes interessava.

Michael Sayette, um dos pesquisadores, destacou que a ideia dos “óculos de cerveja” já fez algumas aparições na literatura, mas os resultados nunca foram consistentes.

Molly Bowdring, investigadora principal do estudo, foi mais longe ao dizer que as pessoas sob efeito do álcool tendem a mudar suas motivações e intenções sociais, de maneiras que podem ser divertidas momentaneamente, mas possivelmente arriscadas a longo prazo.

Então, da próxima vez que você estiver em uma festa, que tal lembrar que o álcool pode te dar uma dose extra de coragem, mas não vai transformar ninguém em Brad Pitt ou Beyoncé? A grande lição aqui é entender que enquanto o álcool pode nos desinibir, não devemos usá-lo como muleta para interações sociais.




Voltar ao topo

Deixe um comentário