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O ‘boom’ das cervejas sem álcool: por que brasileiros estão aderindo essa versão?

Álcool para se divertir? Que nada! Com a cerveja sem álcool, você pode curtir o sabor, a companhia dos amigos e voltar para casa dirigindo.



Por esta talvez você não esperava: a nova tendência que está agitando o mercado cervejeiro é a cerveja sem álcool. Sim, você ouviu certo. A bebida que tanto adoramos está abraçando a sobriedade, e o melhor de tudo, está sendo apreciada pelos consumidores. Mas o que está por trás desse fenômeno?

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Segundo a Euromonitor Internacional, as vendas de cervejas sem álcool ou de baixo teor alcoólico no Brasil devem ultrapassar a impressionante marca de 480 milhões de litros em 2023, um aumento de 24% em relação ao ano passado. Estamos falando de um mercado que praticamente triplicou nos últimos quatro ou cinco anos. Isso é um indicativo claro de que essa tendência veio para ficar.

Mas por que isso está acontecendo?

Afinal, qual é o grande segredo da cerveja sem álcool que está atraindo tantos consumidores? De acordo com Márcio Maciel, presidente executivo do Sindicato Nacional da Indústria da Cerveja (Sindicerv), e Gustavo Castro, diretor de inovação da Ambev, a tecnologia de produção é um grande facilitador.

O processo de fabricação de cervejas sem álcool é muito semelhante ao da cerveja tradicional. A grande diferença é que, no final do processo, é adicionada uma etapa para retirar o álcool da bebida. E graças às inovações tecnológicas, a diferença de sabor entre a cerveja com álcool e a sem é cada vez menor. Isso permite que os consumidores desfrutem do prazer de uma cerveja, sem os efeitos indesejados do álcool.

Além disso, a crescente busca por estilos de vida mais saudáveis também está impulsionando essa tendência. Gustavo Castro da Ambev, comenta que dentro da mudança de comportamento dos consumidores, estão a busca por opções menos alcóolicas, mais saudáveis, sem glúten, com menos carboidratos ou com menos calorias, por exemplo.

Essa onda não é apenas brasileira

No mundo todo, o consumo de cervejas de baixo ou nenhum teor alcoólico ultrapassou 6,5 bilhões de litros no último ano. Claro, a pandemia de Covid-19 também teve um papel nessa mudança. Com mais pessoas em casa, e uma maior conscientização sobre a importância da saúde, muitos consumidores procuraram alternativas menos prejudiciais para desfrutar de uma cervejinha.

Portanto, a próxima vez que você for a um bar ou supermercado, não se surpreenda ao ver uma seção inteira dedicada às cervejas sem álcool. E quem sabe, talvez seja hora de experimentar uma e entrar nessa onda.




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