scorecardresearch ghost pixel



1º efuoria, depois o blackout: o que acontece quando você ingere muito álcool?

Entenda a jornada do álcool no organismo: da primeira gota à euforia e o perigoso caminho até o esquecimento.



Quem nunca se deixou levar pela euforia provocada por um bom drink, em uma festa animada com amigos, não é mesmo? Mas o que acontece no nosso organismo após esse primeiro gole que pode nos levar da alegria ao temido “blackout”? Vamos decifrar isso agora, e o melhor, a partir de embasamento científico.

Leia também: Jovens estão bebendo menos álcool, diz estudo. O que está acontecendo?

O que está por trás da sensação de euforia?

Como afirma o psiquiatra David Nutt, quando saboreamos nossa bebida favorita, é comum associarmos o gosto e o aroma àquela sensação prazerosa que estamos prestes a experimentar. Parece que o mundo fica mais leve e divertido, certo? Esse é o nosso querido álcool agindo como a “melhor droga de socialização”, provocando uma sensação de euforia.

Isso acontece porque, logo após o primeiro gole, o álcool chega ao cérebro em um piscar de olhos, estimulando o Gaba, nosso neurotransmissor inibitório. O resultado? Ficamos mais desinibidos e sociáveis, prontos para curtir a festa. Mas a diversão pode dar lugar a confusão conforme o consumo de álcool aumenta.

O famoso “blackout”

Se você já acordou sem se lembrar de partes da noite anterior, já passou por um “blackout”, que nada mais é do que uma perda de memória causada pelo álcool. E se você acha que isso só acontece com quem bebe todos os dias, se enganou.

O neurologista João Massano explica que mesmo o consumo “social” de álcool, como o que acontece em festas nos fins de semana, pode levar a essas perdas de memória. Afinal, não é preciso beber todos os dias para ter uma ressaca daquelas ou enfrentar um blackout.

Mas os perigos do consumo de álcool não param por aí. A longo prazo, a ingestão excessiva dessa substância pode levar à demência alcoólica, Alzheimer e cirrose, para citar apenas algumas das possíveis complicações.

Então, a próxima vez que você pegar aquele copo de cerveja gelada ou de vinho saboroso, lembre-se: a moderação é a chave. Afinal, a festa é muito mais divertida quando a gente lembra de tudo no dia seguinte, não é mesmo?




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário