Durante a pandemia de Covid-19, que assolou todo o mundo – inclusive o Brasil – o calendário PIS/PASEP sofreu um atraso. Desta forma, houve aumento entre o ano-base e o de recebimento. Com isso, resultou-se em um espaço de dois anos.
Leia mais: Chegou? Previsão para repasse do PIS/Pasep cria burburinho; veja atualização
Pode parecer meio confuso, mas é ficou da seguinte forma. Os trabalhadores receberão o PIS referente ao ano de 2022 somente em 2024. Ou seja, daqui a dois anos.
Até o momento, o PIS referente a este período de tempo ainda não teve suas datas de início ou valor confirmados. Isso em parte porque o montante pago é atualizado de acordo com o salário mínimo do ano de pagamento.
Sendo assim, o valor do PIS 2024 só será divulgado quando o governo federal definir o valor do salário mínimo do ano que vem.
Quem tem direito ao PIS ano-base 2022?
Antes de qualquer coisa, o PIS ano-base 2022 é válido apenas para aqueles trabalhadores que tiveram vínculo empregatício, via regime CLT, ao longo de 12 meses do ano referido. Além disso, devem atender aos critérios abaixo:
- Ter recebido até dois salários mínimos por mês em 2022;
- Não ter trabalhado para pessoa física;
- Ter registro no sistema PIS/PASEP por pelo menos cinco anos;
- Ter trabalhado por pelo menos 30 dias com Carteira de Trabalho assinada em 2022.
Como receber?
O valor do PIS é repassado pela Caixa Econômica Federal. Sendo assim, o trabalhador deverá ir até uma das agências desta instituição financeira para sacar seus valores. Ah, e deverá levar consigo um documento pessoal oficial com foto.
Caso você tenha uma conta na Caixa Econômica, poderá receber seus valores do PIS ano-base 2022 por meio do Internet Banking.
O que fazer agora?
Se você atende a estes critérios e receberá o PIS ano-base 2022, deverá atentar-se às informações divulgadas nos canais oficiais do governo federal. Assim que houver alguma novidade sobre o assunto, a equipe do Planalto publicará amplamente em seus canais.