scorecardresearch ghost pixel



Lavar ou não o arroz? Saiba o que dizer quando ver alguém fazendo isso

O hábito de lavar o arroz segue presente na casa de alguns brasileiros que têm medo de iniciar a receita sem fazer algum tipo de higienização. Entenda.



Em relação à cozinha, lavar cereais como o arroz realmente altera os resultados? Essa questão segue causando polêmica, porque a maioria das marcas afirma que não é necessário realizar alguma seleção ou mesmo deixar os grãos de molho.

Veja também: Como congelar brócolis do jeito certo? Chefs de cozinha usam esta técnica

Ainda assim, vale lembrar que há alguns anos, a maioria da oferta desse cereal era a granel, ou seja, vendida em saquinhos separados. Visto que havia manipulação direta, o risco de contaminação era maior, exigindo lavagem.

E agora, será que faz sentido lavar o arroz?

Apesar do controle sanitário realizado em indústrias de processamento, lavar o arroz pode ser uma medida aceitável. Nesse caso, é preciso lembrar que o grão recebe pulverizadores nas lavouras, levando a um acúmulo de produtos químicos.

Outro fator que deve ser considerado é o armazenamento, porque na despensa a comida costuma ser guardada em recipientes fechados. Sendo assim, o risco de contaminar o alimento exige cuidados extras ligados à higiene.

Entre reduzir o veneno e manter os nutrientes

Atualmente, o principal subproduto encontrado no arroz é de arsênico inorgânico, que em abundância causa intoxicação. Essa observação foi feita pela OMS (Organização Mundial da Saúde), nos Estados Unidos, China e Argentina.

No entanto, ficar lavando toda hora tende a reduzir o número de vitaminas e minerais presente nos aminoácidos. Enquanto a água remove parte do amido, os níveis de vitamina do complexo B, ferro e potássio caem consideravelmente.

Você gosta de arroz mais empapado ou soltinho?

Por último, quem não gosta que o arroz fique acumulado em porções maiores, lavar o arroz é uma boa opção. Conforme mencionado, a ação amolece as moléculas que tornam o produto grudento, permitindo que fique solto e branquinho.

Isso vale para pensar receitas que usam arroz arbório e outras variações usadas em preparos específicos. Por exemplo, bolinhos, risoto e pratos assados precisam de bastante amido, então não lave, atentando-se à procedência do ingrediente.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário