scorecardresearch ghost pixel



Não cometa ESTE erro ao preparar pepino: você pode passar mal!

Apesar de parecer simples, usar o pepino em determinados preparos exige uma série de cuidados para evitar certos riscos ligados ao organismo. Entenda.



O pepino é um vegetal conhecido na culinária asiática, pelo sabor refrescante que compõem saladas e outros pratos. Sendo assim, é necessário compreender quais são os riscos de comer esse tipo de alimento sem a devida atenção nos cortes.

Veja também: Você joga o pepino fora quando ele fica murcho? Pare de fazer isso agora

Além dos pepinos, existem outros vegetais que precisam ser higienizados cuidadosamente. Afinal, nem todos os legumes devem ser consumidos de forma integral, aproveitando partes como polpa, casca e até pequenos caroços.

Veja quais são os riscos de fazer pepino da forma errada

Normalmente, as pessoas cortam rodelas de pepino e esquecem dos riscos associados à ingestão das sementes. Nesse caso, esses fragmentos apresentam uma película rígida que cumpre a função de ser uma membrana protetora.

Contudo, a semente causa desconfortos no sistema gastrointestinal, entre gases, dores de estômago e até diarreia. Dito isso, é válido caprichar na limpeza desse fruto, incorporado em diversas dietas por ter pouquíssimas calorias.

Esta é a maneira correta de remover as sementes do pepino

A primeira dica para se livrar do miolo é fatiar as laterais, em formato palito, deixando o meio íntegro. Logo, você vai priorizar apenas as extremidades, descartando o centro que armazena substâncias que provocam má-digestão.

Outro método que gera menos desperdício é a prática de cortar cada rodela e depois retirar a área central com um cortador de biscoitos. Esse processo é um pouco trabalhoso, mas igualmente eficiente para resultados mais estéticos.

Algumas dicas para não passar mal ao comer pepinos

Além de lavar corretamente em água corrente e deixar de molho em soluções sanitizantes, é preciso arrancar as pontas usando uma faca. Essa etapa é indispensável, porque os cantos contêm uma substância chamada cucurbitacina.

Esse composto natural não é totalmente digerido pelo corpo humano, causando sintomas de intoxicação. Em relação a esse mal-estar, os casos foram observados especialmente em pacientes que têm a Síndrome do Intestino Irritável.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário