scorecardresearch ghost pixel



Xô, corpo ruim! 3 chás poderosos para combater gripes e resfriados

Descubra três poderosos chás para combater gripe e resfriado. Fortaleça sua imunidade de forma natural e alivie os sintomas. Confira as receitas!



Quando o frio se instala, é comum enfrentarmos doenças como a gripe e o resfriado, que trazem sintomas desconfortáveis, como dores no corpo, tosse, febre e mal-estar geral. Além dos cuidados médicos, fortalecer a imunidade é essencial para combater esses problemas, e uma maneira natural e eficaz de fazer isso é através do consumo de chás.

Veja também: Espinhas, calvície e mais: 7 sintomas assustadores da falta de vitaminas no corpo

A seguir, apresentamos três receitas de chás que são verdadeiros aliados na luta contra o resfriado.

Chás para combater gripe e resfriado: chá de alho

O alho é conhecido por suas propriedades medicinais, sendo um poderoso antibiótico natural. Para preparar esse chá, você precisará de 2 dentes de alho, 1 xícara de chá de água, suco de meio limão e mel a gosto. Descasque e amasse levemente os dentes de alho.

Em uma panela, leve a água ao fogo até ferver e adicione o alho amassado. Deixe ferver por cerca de 5 minutos em fogo baixo. Coe o chá e adicione suco de limão fresco e mel. Misture bem e beba quente. Recomenda-se consumir duas xícaras desse chá por dia.

Chá de guaco

O guaco é uma planta medicinal com propriedades expectorantes e broncodilatadoras, ideais para aliviar a tosse e a congestão nasal. Você precisará de ½ litro de água, 1 colher de sopa de folhas de guaco e mel a gosto.

Ferva a água em uma panela e adicione as folhas de guaco. Deixe em infusão por cerca de 5 minutos e coe o chá. Adoce-o com mel e sirva imediatamente. É recomendável tomar duas xícaras desse chá por dia.

Chá de poejo

O poejo possui propriedades antissépticas e analgésicas, sendo eficaz no alívio dos sintomas da gripe e do resfriado. Para preparar esse chá, você precisará de 3 cravos-da-índia, 1 colher de chá de folhas de poejo, ½ litro de água e 1 colher de chá de gengibre ralado.

Em uma panela, coloque os cravos-da-índia, as folhas de poejo, o gengibre ralado e a água. Leve ao fogo e deixe ferver. Em seguida, reduza o fogo e deixe a mistura em infusão por aproximadamente 8 minutos. Coe o chá e sirva. Recomenda-se beber pequenas quantidades até que o desconforto do resfriado diminua.

O consumo deve ser feito em até 3 horas

É importante ressaltar que os chás devem ser consumidos até 3 horas após o preparo, pois após esse período podem perder suas propriedades benéficas para a saúde. No entanto, é fundamental lembrar que os chás medicinais não substituem o tratamento médico, sendo apenas uma forma complementar de cuidado.

Aproveite os benefícios dessas receitas de chás para fortalecer seu sistema imunológico e combater a gripe e o resfriado. Cuide-se e desfrute de uma vida saudável e livre de doenças.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário