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Não informe seu CPF na farmácia antes de saber DISSO; o assunto é sério

Indicar o seu CPF numa farmácia pode ser um hábito que até parece ser inofensivo, mas essa prática esconde um segredo.



Cadastrar o CPF em uma farmácia para obter descontos pode parecer uma prática inofensiva; porém, recentemente, ela tem levantado preocupações sobre a coleta de dados pessoais e os possíveis problemas que isso pode causar para os clientes. Se você tem o costume de indicar o seu CPF nas farmácias, chegou a hora de repensar esse hábito.

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Um relatório feito pelo UOL mostrou que muitas farmácias coletam informações sensíveis dos clientes durante o processo de cadastro. Na maioria das vezes, não esclarecem como tais dados serão usados e até mesmo compartilhados. Dessa forma, você não tem nem ideia de onde as suas informações vão parar!

Cuidados ao indicar o seu CPF na farmácia

E o que muitos clientes não sabem é que, em muitos casos, os dados – como o CPF – podem ser usados para outros fins, não apenas para garantir um desconto na sua compra. Sem qualquer autorização do consumidor, eles podem ter outros fins. O alerta foi feito também pela Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD), que acompanha de perto essa prática das farmácias.

Um comunicado sobre a coleta excessiva de dados pessoais foi parar em uma nota emitida em maio deste ano. Diante das novas orientações, muitos consumidores têm buscado formas de pedir a exclusão dos dados dos cadastros das farmácias. Quase sempre é necessário acessar uma página específica, mas há até mesmo situações em que é necessário enviar um e-mail para solicitar a exclusão.

O que se observa é que, agindo de má-fé, algumas farmácias compartilham as informações dos clientes e lucram em cima disso ao vendê-las para outras plataformas de publicidade. Claro, sem permissão.

Por isso, a orientação é sempre ter cautela ao indicar o seu CPF, não só na farmácia como também em qualquer tipo de estabelecimento. São cuidados essenciais como esses que vão garantir uma maior proteção dos seus dados e irão evitar que seja bombardeado com ofertas de produtos e serviços sem o seu consentimento.




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