scorecardresearch ghost pixel



Não tem erro: especialistas revelam o local IDEAL para instalar o roteador

Confira estas dicas valiosas e nunca mais tenha problemas de conexão com o seu roteador.



A tecnologia Wi-Fi é uma parte fundamental do nosso cotidiano, visto que nos permite estar sempre conectados em casa e em outros espaços; no entanto, você já se perguntou se está aproveitando ao máximo o seu roteador? A posição dele em seu lar pode fazer toda a diferença na qualidade do sinal. Entenda essa história.

Leia mais: Estes roteadores estão colocando pessoas em risco, diz agência norte-americana

Neste artigo, especialistas no assunto compartilham dicas valiosas para garantir que você esteja obtendo o melhor desempenho do seu dispositivo o ano inteiro.

1. Escolhendo o cômodo certo

De acordo com profissionais, o local ideal para o seu roteador é em um cômodo central da casa. Rafael Sczcepanik, coordenador de produtos da Positivo Casa Inteligente, destacou que essa localização ajuda a ampliar a cobertura do sinal de forma equitativa para diferentes áreas da residência, minimizando os pontos com sinal fraco.

Já Mario Nantes, da JrCam Telecom, explicou que os roteadores emitem sinais omnidirecionais, ou seja, em todas as direções simultaneamente. Ao posicioná-los centralmente, a distribuição se torna mais uniforme.

2. Posicionamento em altura

Você já se perguntou se posicionar o roteador em uma posição mais alta melhora o sinal? Fabio Faria, diretor de marketing e trade da TP-Link, apontou que, como o sinal Wi-Fi é omnidirecional, posicionar o roteador em um local mais alto aumenta o seu alcance.

Renata Scussel, analista de produtos e negócios da Intelbras, recomenda que o roteador seja colocado em um móvel aberto, em uma altura média, evitando que fique muito próximo ao teto. Além disso, um roteador posicionado mais alto pode ajudar a superar obstáculos, a reduzir interferências causadas por dispositivos eletrônicos próximos ao solo e até a melhorar a propagação do sinal em um padrão de “abóbada”.

3. Quando usar múltiplos roteadores

Para casas grandes, com vários andares, áreas externas ou onde você já identificou pontos com sinal fraco, considerar o uso de mais de um roteador pode ser uma solução eficaz. Mario Nantes sugere avaliar o ambiente e o tipo de roteador, antena e sistema, bem como a presença de obstáculos de sinal, ao tomar essa decisão.

4. Espelhos refletem o sinal?

Sim, espelhos refletem o sinal e podem interromper a propagação. Renata Scussel alertou que superfícies de metal, incluindo espelhos, são potenciais refletoras de sinal Wi-Fi. Fabio Faria sugere o uso de aplicativos que oferecem mapas de calor de sinal para encontrar o melhor posicionamento do roteador e evitar interferência de espelhos.

5. Vidros e sinal Wi-Fi

Vidros permitem que o sinal atravesse, mas com uma leve perda. Rafael Sczcepanik esclareceu que a capacidade do sinal de atravessar os vidros pode variar dependendo do tipo de vidro, a sua espessura e camadas metalizadas; no entanto, em geral, vidros transparentes e sem películas escuras ou metálicas causam menos interferência.

6. Piscinas e água

Grandes corpos de água, como piscinas, podem dificultar a passagem do sinal Wi-Fi devido à capacidade da água de absorver e enfraquecer as ondas de rádio; no entanto, Fabio Faria apontou que – na maioria das vezes – o sinal passa acima da piscina sem causar muita interferência.

7. Micro-ondas na cozinha

Fornos de micro-ondas emitem ondas de frequência semelhante a do Wi-Fi e podem prejudicar o sinal quando estão em uso, portanto, posicionar o roteador em uma área central da casa, longe da cozinha, pode ser uma solução.

8. Telefones sem fio

Telefones sem fio também operam em frequências semelhantes as do Wi-Fi e podem causar interferência. Modelos de roteadores com canais de 5GHz podem evitar esse problema, por direcionar automaticamente os dispositivos para a frequência menos congestionada.

9. Atualizações de software

Por fim, Renata Scussel recomendou manter o roteador atualizado com as últimas atualizações de software disponibilizadas pelos fabricantes. Essas atualizações podem melhorar o desempenho e a segurança da sua conexão Wi-Fi. Portanto, ao considerar a localização do seu roteador e evitar interferências, você pode garantir que o seu Wi-Fi funcionará com a melhor qualidade possível em toda a sua casa.

Mantenha-se conectado e desfrute de uma experiência online perfeita!




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário