scorecardresearch ghost pixel



Novo RG dispensa uso da CNH? Detran deu uma resposta bem clara

Nova versão do documento traz os números da Carteira Nacional de Habilitação. Ainda é necessário carregar os dois?



Já reparou nos itens que estão na nova Carteira de Identidade, o famoso RG? Nele, estão os números da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Desta forma, posso deixar a permissão em casa e usar só um documento?

Leia mais: Detran faz leilão de 969 veículos; carros 2019 estão a partir de R$ 8 mil

A dúvida passou a ser comum entre as pessoas que já adquiram a nova versão do documento. Por isso, vamos à fonte, o Detran, para checar a informação.

Tenho o novo RG. Então posso aposentar o uso da CNH?

A resposta é: não! Segundo o Detran, além dos números, a CNH tem várias outras informações importantes e que o condutor deve ter à mão, como o prazo de validade, as observações, onde estão as restrições do motorista – como problemas de visão -, cursos e se ele é motorista de aplicativo.

Portanto, mesmo que você tenha o novo RG, ainda precisa ter sua CNH em mãos, ou a versão digital do documento. Aliás, isso está previsto em lei. Veja:

“A Carteira Nacional de Habilitação, expedida em meio físico e/ou digital, à escolha do condutor, em modelo único e de acordo com as especificações do Contran, atendidos os pré-requisitos estabelecidos neste Código, conterá fotografia, identificação e número de inscrição no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) do condutor, terá fé pública e equivalerá a documento de identidade em todo o território nacional” – Diz a Lei nº 14.071, de 2020.

Diz ainda que “é obrigatório o porte da Permissão para Dirigir ou da Carteira Nacional de Habilitação quando o condutor estiver à direção do veículo”. Também que o porte do documento só é dispensado quando “no momento da fiscalização, for possível ter acesso ao sistema informatizado para verificar se o condutor está habilitado”.

Como fazer minha CNH Digital?

O processo é mais simples do que você imagina. Basta fazer o download do aplicativo “Carteira de Habilitação Digital” e fazer seu login usando os dados do GovBr. Depois disso, aponte a câmera para o QR Code da parte de trás do documento e tire uma foto da CNH, quando o aplicativo solicitar.

Depois disso, você vai confirmar alguns dados. Estando tudo certo, é só baixar o documento e guardá-lo no seu celular.




Voltar ao topo

Deixe um comentário