Panela de pressão estragou? 5 dicas de ouro para deixar legumes macios

A prática de utilizar a panela de pressão para acelerar o cozimento dos legumes não é a única. Veja truques para ter seus legumes macios!



Embora as panelas que diminuem o tempo de preparo das receitas sejam úteis, é necessário tomar certos cuidados. Afinal, preocupar-se demais com o tempo pode afetar a qualidade do seu prato, ao comprometer o sabor e textura dos alimentos.

Veja também: Skincare? Limpar panelas? Veja porque nunca jogar a borra de café no lixo

Dito isso, é perfeitamente possível obter legumes que sejam macios e saborosos, a partir de dicas rápidas. Logo, comece a melhorar suas refeições, extraindo o máximo de nutrientes e aromas dos ingredientes considerados saudáveis.

Estas técnicas vão te ajudar a fazer legumes macios sem panela de pressão

1. Mantenha os legumes de molho por algumas horas

Além de ser uma medida que ajuda a higienizar os legumes, permite que eles fiquem macios em menos tempo. Dito isso, acrescente água e vinagre de álcool em um recipiente e deixe batatas, cenouras, entre outros produtos, por 2 horas. Lembre-se que é necessário remover essa água e enxaguar o alimento.

2. Use água quente para cozinhar leguminosas

Em relação às proteínas de origem vegetal, ou seja, leguminosas que incluem grão-de-bico, lentilha e feijão, esquente a água. Essa recomendação considera que esses grãos apresentam uma película resistente, difícil de amolecer. Por outro lado, aquecer o caldo utilizado, proporciona uma consistência agradável.

3. Adicione um pouco de bicarbonato de sódio na panela

Quanto ao bicarbonato de sódio, uma pitada é suficiente para ter um resultado rápido, evitando o excesso, dado o risco de afetar o paladar. Nesse caso, a substância age distribuindo o calor uniformemente. Logo, trata-se de um truque rápido e eficaz para garantir legumes macios de recheios e acompanhamentos.

4. Priorize temperaturas mais baixas no fogão

Aquele ditado de que a pressa é inimiga da perfeição faz sentido na cozinha, no qual o tempo precisa ser bem administrado. Afinal, não adianta querer preparar tudo rapidamente. Visto que as temperaturas baixas levam a um processo lento, vale lembrar que o legume fica mais gostoso e rico em nutrientes.

5. Faça o uso do sal e dos temperos apenas no final

O sal e outras formas de cloreto de sódio, assim como temperos prontos, prejudicam a cocção. Outra vantagem de temperar separadamente é a possibilidade de guardar porções que poderão ser reaproveitadas. Portanto, comece a seguir essas dicas para ter uma alimentação saudável e saborosa.




Voltar ao topo

Deixe um comentário