O cabelo é afetado diretamente pelos alimentos, mas os efeitos nem sempre são vistos a curto prazo. Nesse sentido, é necessário iniciar os cuidados quanto antes, evitando prejuízos no futuro, que comprometem a autoestima e a saúde.
Veja também: Até pipoca! 11 alimentos que promovem saciedade e ajudam a emagrecer
Portanto, se você sabe que tem predisposição à calvície, alopecia e outras condições capilares, invista em alguns cuidados. Afinal, é possível prevenir os efeitos negativos esperados, a partir de uma alimentação equilibrada e natural.
Conheça os alimentos que promovem a queda do cabelo
Primeiramente, os ultraprocessados ricos em açúcar e gordura sobrecarregam o fígado, que passa a eliminar toxinas lentamente. Esse processo é fundamental, ao combater o envelhecimento precoce, começando pela renovação dos cabelos.
Outro produto que impacta a respiração celular, bem como a circulação sanguínea, é o excesso de álcool. Nesse sentido, controle o consumo de frituras, doces e bebidas alcoólicas, priorizando alimentos que conseguem nutrir o cabelo.
Quais são os hábitos ruins ligados ao cuidado capilar?
Em segundo lugar, o tabagismo foi associado à calvície masculina, ou seja, fumar realmente não é uma boa ideia. Em relação ao tratamento, escovar o cabelo enquanto ele estiver molhado leva à quebra dos folículos, destruindo a raiz.
Dessa forma, prendê-lo ainda úmido, ficar dias sem lavar e realizar procedimentos mensalmente, não são atitudes adequadas. Visto que cada um tem suas necessidades, lembre-se de respeitar os limites do seu corpo.
Não esqueça de usar os produtos certos e ter uma rotina saudável
A nutrição do cabelo começa pelos alimentos que você come, então consuma ovos, frutas e vegetais diariamente. Contudo, vale ressaltar a importância de adquirir os produtos corretos, que contêm vitaminas do complexo B, colágeno e pantenol.
Esses ingredientes realmente impedem os fios de caírem excessivamente, principalmente no futuro. Por fim, beba bastante água, faça exercícios físicos e aproveite uma boa noite de sono, porque a beleza começa de dentro para fora.