scorecardresearch ghost pixel



Pix vai mudar? 5 novidades que podem fazer a alegria de muita gente (ou não)

Agora que o Pix já está nas mãos da maioria da população, BC quer elevar o nível e apostar em novas modalidades da transação bancária.



Com toda certeza você já é mais do que adepto do Pix, não é mesmo? Esta modalidade de transferência e pagamento já caiu tanto no gosto dos brasileiros que ela pode ser responsável pela diminuição de circulação de dinheiro de papel nas ruas.

Leia mais: Taxa no PIX: entenda a regra de cobrança em transferências e pagamentos

Isso fez com que o Banco Central (BC) começasse a estudar novas possibilidades para o Pix. De acordo com uma reportagem publicada na Revista Oeste, podemos ter, já no ano que vem, cinco novas modalidades para este tipo de transferência: automático, internacional, offline, parcelado e por aproximação.

Entenda as novidades para o Pix que o Banco Central estuda implantar no Brasil

1. Por aproximação

A ideia é fazer algo similar ao que já se faz com dispositivos eletrônicos em transações de cartão de crédito ou débito. Sabe, quando você encosta seu celular ou o próprio cartão na maquininha e a transação é concluída? Então, desta forma.

Podemos ter algo com celulares e smartwatches, como já é feito, ou usando biometria ou bluetooth.

2. Offline

Não tem internet móvel nem Wi-Fi? Este poderá deixar de ser um problema para fazer um Pix. O BC estuda possibilidades para contornar este infortúnio.

3. Parcelado

Esta opção já é oferecida por alguns bancos, mas a ideia é melhorar e disseminar esta possibilidade. O Banco Central presente criar “um produto único” e definir algumas regras para que as instituições financeiras tenham segurança e um padrão.

4. Automático

A função deverá ser bem similar ao débito automático em conta corrente que já é bem comum. Esta já é a novidade mais avançada até então e tem até data prevista para entrar em vigor. Até meados de abril do ano que vem, devemos ver pessoas fazendo Pix automático por aí.

Na teoria funcionará assim: o usuário faz uma autorização prévia e escolhe a recorrência mensal, com a possibilidade de cancelamento a qualquer momento.

5. Internacional

Esta é uma das prioridades do BC. A instituição quer integrar o Pix a pagamentos parecidos que já estão em vigor nos outros países.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário