Incluir o chuchu na sua dieta pode ser uma estratégia inteligente para melhorar a sua saúde e auxiliar na perda de peso. Muitas vezes, esse vegetal passa despercebido, mas oferece benefícios nutricionais muito relevantes e que podem te surpreender. Veja como aproveitar esse alimento na sua rotina.
Leia mais: 3 alimentos bons para a memória e o cérebro para colocar na dieta HOJE
O chuchu, uma hortaliça comum na culinária brasileira, tem as suas origens na América Central, mas conquistou outros continentes por ter um sabor e textura neutros, permitindo a combinação com vários outros alimentos e em diferentes pratos. Chefs e especialistas em alimentação destacam que o chuchu tem ótima versatilidade.
Sendo assim, é adequado tanto para pratos salgados quanto doces.
Chuchu na sua dieta
Do ponto de vista nutricional, o chuchu, especialmente o de cor verde-claro e em forma de pera, é rico em fibras, o que promove a digestão, regula a saúde intestinal e aumenta a sensação de saciedade.
Viu que combinação boa para a perda de peso? Além disso, tem um alto teor de água, o que ajuda na hidratação e resulta em baixa ingestão de calorias. O chuchu também é uma fonte de potássio, essencial para o funcionamento do coração e dos músculos. Também tem magnésio, importante para o sistema nervoso.
Ele tem antioxidantes que protegem as células contra os radicais livres, assim como vitaminas “K” e “C”. A “K”, por exemplo, tem um papel na coagulação sanguínea, enquanto a vitamina “C” fortalece o sistema imunológico e auxilia na absorção de ferro de fontes vegetais.
Como o chuchu tem um sabor suave, pode ser usado em diversas receitas, e você deve usar a sua criatividade para escolher a que melhor se adapta ao seu gosto. Pode ser usado em saladas, sopas, cremes e até como acompanhamento para carnes. Ao incluir o vegetal na sua rotina, pode encontrar no chuchu um grande aliado em sua dieta. Com ele, estará mantendo uma alimentação equilibrada e muito saudável.
Lembre-se de consultar um nutricionista para ajustar o consumo conforme as suas necessidades e metas.