scorecardresearch ghost pixel



Silêncio perigoso: 4 sinais de alerta da falta de vitamina B12 no seu corpo

Como saber se estamos com uma deficiência desse micronutriente? O corpo, em sua sabedoria, nos dá algumas dicas.



O corpo humano é uma máquina sensível, que se comunica conosco de formas sutis. Uma de suas linguagens é através dos sintomas que surgem quando algo está em falta. A vitamina B12, um elemento crucial para o funcionamento do nosso corpo, não é exceção a essa regra. Embora invisível a olho nu, essa vitamina age como alicerce para muitas de nossas funções vitais.

Leia também: Inimigo em potencial: nunca pergunte a um chatbot dicas de alimentação

A importância da vitamina B12 vai além de ser apenas uma das muitas vitaminas no complexo B. Ela é vital para a produção de glóbulos vermelhos, para a saúde do nosso sistema nervoso e até para a criação do DNA. Mas, como saber se estamos com uma deficiência desse micronutriente? O corpo, em sua sabedoria, nos dá algumas dicas. Aqui estão quatro sinais de alerta.

4 sinais de alerta da deficiência de vitamina B12

1. Cansaço que não passa

Não é apenas aquela preguiça depois de um dia longo. É uma sensação persistente de fadiga, como se cada tarefa fosse uma montanha a ser escalada. A vitamina B12 é fundamental para a produção de glóbulos vermelhos, que levam oxigênio para todos os cantos do corpo. Se essa produção estiver comprometida, o cansaço se instala.

2. Dormência e formigamento

Sabe aquela sensação de “pé adormecido”? Imagine isso, mas com frequência e não apenas porque você sentou de um jeito estranho. A vitamina B12 é um pilar para o nosso sistema nervoso. Sem ela, danos nos nervos podem causar essas sensações incômodas nas extremidades.

3. Pele mais clara do que o normal

Aquele brilho saudável pode se transformar em uma palidez se a vitamina B12 estiver em falta. Ela é crucial para a produção de melanina, o pigmento que dá cor à nossa pele.

4. Problemas digestivos

Constipação ou até mesmo diarreia podem ser mais do que apenas um alimento que não caiu bem. A vitamina B12 também tem um papel na saúde do nosso trato digestivo.

O que fazer?

Se esses sinais soarem familiares, não entre em pânico. O tratamento é, geralmente, simples e envolve a reposição dessa vitamina, seja através de suplementos orais ou injeções. Mas não demore. Quanto antes a deficiência for identificada e tratada, mais fácil será para evitar complicações.




Voltar ao topo

Deixe um comentário