scorecardresearch ghost pixel



Além da preguiça: 3 coisas que seu quarto bagunçado revelam sobre você

A desordem não é apenas uma questão de estética ou organização. Pode ser um reflexo de questões mais profundas.



Já se pegou olhando para um amontoado de roupas em sua cama e se perguntando como chegou a esse ponto? Ou talvez, você tenha experimentado aquele momento em que, ao abrir a porta do seu quarto, parece ter entrado em um labirinto de objetos espalhados por todos os cantos.

Leia mais: Organizar seu quarto pode te deixar mais inteligente, segundo a ciência

A desordem, definida como um estado de confusão ou alteração, não é apenas uma questão de estética ou organização. Pode ser um reflexo de questões mais profundas.

Enquanto alguns podem enxergar apenas ‘bagunça’, especialistas em comportamento humano veem muito mais do que isso: um espelho de nossas emoções, nosso estado mental e até mesmo de nossa personalidade.

Ela pode surgir devido a diversos motivos, desde estresse até problemas de comunicação e depressão. E é interessante notar que a desordem em diferentes partes de nossa casa pode carregar significados distintos.

Bagunça na certa: estes são os signos mais desorganizados de todos
A desorganização esconde problemas que vão além da preguiça de arrumar o quarto. Algumas delas indicam algo ainda mais sério.

De acordo com a treinadora e terapeuta Vero Banega, a bagunça, especialmente no quarto, pode estar relacionada a diversos medos: “medo da mudança, o medo de ser esquecido ou esquecido, o medo da falta”. Ela ainda aponta que isso pode simbolizar confusão, falta de foco, caos e até incerteza sobre objetivos pessoais ou identidade.

Então, o que exatamente um quarto bagunçado diz sobre você?

1. Procrastinação e tarefas inacabadas

“Se você está com o quarto bagunçado, significa que você é uma pessoa que deixa as coisas inacabadas”, explica Banega. A desordem pode indicar um padrão de evitar responsabilidades ou de adiar tarefas.

2. Reflexo do estado mental

A bagunça não é apenas um amontoado de coisas. “Quando o nosso espaço é um desastre, nós também o somos”, diz a Universidade de Harvard. Um quarto desordenado pode ser um sinal de estresse, ansiedade ou até mesmo de questões emocionais mais profundas.

3. Impacto na saúde e bem-estar

De acordo com a Harvard, “espaços desordenados podem ter efeitos negativos nos nossos níveis de estresse e ansiedade, bem como na nossa capacidade de concentração, nas nossas escolhas alimentares e até no nosso sono.” Assim, um ambiente bagunçado pode prejudicar seu bem-estar geral.

Claro, todos nós temos aqueles dias em que o quarto fica um pouco mais bagunçado do que o habitual, especialmente após uma semana agitada. No entanto, quando essa desordem se torna crônica, é crucial entender e abordar as causas subjacentes.




Voltar ao topo

Deixe um comentário