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Taxou aí? Respire fundo: veja como sair dessa furada em compras na Shopee

Taxas é motivo de preocupação de muitas pessoas, que até mesmo estão desistindo de suas compras na Shopee, por exemplo. Orientação é ficar por dentro das regras para evitar tributos.



As compras online por meio de sites e-commerces estrangeiros, como a Shopee, caiu no gosto da população brasileira. Não é à toa! Nessas plataformas, é possível encontrar itens mais em conta, desde produtos de vestuário até mercadorias do setor eletrônico, sem contar os diversos cupons de desconto que podem ser aplicados, o que deixa tudo ainda mais barato.

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Esse processo de compras com preços reduzidos passou a trazer preocupação aos consumidores, já que o Governo Federal anunciou mudanças acerca dos impostos cobrados na importação. As alterações nas normas estão fazendo com que muitos clientes avaliem se devem seguir comprando nos sites como a Shopee.

Se você, consumidor, pretende realizar algumas encomendas pela página chinesa, o recomendado é ficar por dentro de como tudo está funcionando, desde a navegação segura na busca de produtos mais em conta até como se dão as cobranças de taxas e o serviço de reembolso. Confira mais detalhes a seguir!

Foi taxado na Shopee? Confira o que pode ser feito

Conforme as informações divulgadas, os consumidores podem contar com a isenção do imposto sobre a importação. Isso é válido para compras internacionais online de até US$ 50, que agora está sendo ampliada. Antes, a regra era voltada apenas para as pessoas físicas, mas agora se estende entre os clientes e empresas.

Uma das principais dúvidas é saber identificar quando a compra foi taxada.

Tudo isso é informado ao acompanhar como anda a situação das suas mercadorias. Geralmente, o cliente é notificado pelos serviços postais ou autoridades alfandegárias, recebendo o alerta “aguardando pagamento”. Isso quer dizer que o pacote ficará retido até que a pessoa repasse o valor do tributo.

Desse modo, o consumidor pode escolher qual caminho seguir quanto ao seu pacote. Uma das alternativas é pagar a quantia solicitada ou pedir pelo reembolso. Na primeira opção, os Correios conta com um sistema no qual é possível checar detalhes de tributação e gerar boletos. Vale ressaltar que, após o documento ser gerado, é obrigatório pagá-lo. Caso não concorde com o valor, o melhor a se fazer é pedir pela revisão ou recusá-lo.

Já o reembolso, pode ser solicitado diretamente no site da Shopee, seguindo os passos fornecidos no sistema, incluindo todas as informações que o site pede. Esse processo pode levar até cinco dias úteis.

Agora, para evitar toda essa situação, uma boa abordagem é ter cuidado com os valores das suas compras, para que eles não ultrapassem o limite determinado pelas regras. É importante ressaltar que, como as taxas e todas as normas estão sendo revisadas e ainda aplicadas, é provável que cobranças possam acontecer, mesmo não alcançando os US$ 50. Ainda assim, seguindo as normas, as chances de ter que pagar mais tributos não menores.




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