scorecardresearch ghost pixel



Tem perigo, sim: alerta da Anvisa sobre troca uso de genéricos preocupa

Se você tem o costume de trocar a marca dos seus remédios genéricos durante o tratamento, é melhor parar com isso imediatamente!



Os genéricos são uma opção bastante utilizada na hora de adquirir remédios. Seja pelo preço ou pela facilidade de encontrar, os medicamentos em questão são cada vez mais a preferência da população. Um comunicado recente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) afirmou que esses medicamentos não podem ser considerados perfeitamente intercambiáveis com os remédios da marca, nem mesmo entre os próprios genéricos. Entenda.

Leia mais: Anvisa proíbe venda de produto para crianças considerado PERIGOSO

Dessa forma, a orientação levanta dúvidas acerca do conhecimento dos brasileiros sobre o consumo de genéricos no país, criando assim uma questão crucial em relação à saúde pública.

Em resumo, a Anvisa afirma que, mesmo que os remédios genéricos tenham a mesma substância ativa dos medicamentos de referência, eles não devem ser intercambiados durante os tratamentos. O motivo para tal afirmação é que os medicamentos, mesmo genéricos, são produzidos com ingredientes de diferentes fornecedores. Esse detalhe pode alterar a absorção, metabolismo e eliminação dos medicamentos de acordo com o paciente.

Afinal, o que é a intercambialidade?

Intercambialidade é o termo utilizado para a troca de um medicamento referência por ser genérico. Mesmo que os genéricos passem por um processo rigoroso de testes para provar a sua eficácia, as variações em suas composições podem interferir no modo em que cada paciente responde ao tratamento realizado.

Sendo assim, para que uma farmácia seja autorizada a fabricar um medicamento genérico, é preciso mostrar à Anvisa, por meio de estudos científicos, que o seu produto tem uma ação equivalente ao do medicamento de referência. Claro, como o mercado farmacêutico brasileiro conta com uma grande variedade de remédios genéricos e similares, é inviável realizar testes de intercambialidade entre todas essas opções.

Por fim, a notícia divulgada pela agência reforça a importância de conscientização sobre o uso dos genéricos no Brasil. Assim, o recomendado é que os pacientes sigam corretamente o tratamento prescrito pelos médicos, evitando a troca de medicamentos genéricos entre eles ou de outras marcas sem a opinião médica válida.




Voltar ao topo

Deixe um comentário