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Descontos ou enganação: o que as farmácias fazem com o CPF dos clientes?

Após a venda de dados pessoais por uma rede de farmácias, os consumidores se questionaram o que as empresas fazem realmente com os dados.



Com certeza você já se deparou com a pergunta “Deseja informar o CPF? na hora de realizar suas compras em alguma farmácia. Para conseguir os dados dos consumidores, os atendentes das drogarias anunciam uma série de descontos que serão liberados mediante a apresentação do CPF. No entanto, é preciso que os consumidores analisem as supostas ofertas oferecidas, visto que fornecer o CPF pode trazer grandes riscos.

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Ao informar o CPF durante a compra, as farmácias afirmam que o documento será utilizado para cadastrar o consumidor em um programa de fidelidade. Por ele, os clientes passam a acumular pontos a cada compra realizada, que poderão ser trocados por brindes, descontos ou até medicamentos gratuitos.

Além disso, os programas ofertam uma série de descontos exclusivos na compra de medicamentos, cosméticos e demais produtos comercializados nas farmácias. O programa de benefícios também permite a participação em sorteios e um acompanhamento farmacêutico personalizado. Porém, o acesso ao CPF do consumidor também permite que as empresas acompanhem o consumo de cada um.

CPF na Nota: como as farmácias utilizam esse dado?

Com acesso ao número do CPF do consumidor, as farmácias conseguem criar um banco de dados com o histórico de consumo de cada cliente. Assim, as empresas desenham o perfil de consumo de cada pessoa, tendo acesso aos medicamentos mais comprados com frequência, o valor médio gasto em cada compra, além de outras informações.

Dessa forma, os dados poderão ser utilizados para a criação de estratégias de marketing mais eficientes, direcionando descontos e condições personalizadas para casa cliente. Contudo, vale ressaltar que as farmácias são obrigadas a garantir a segurança dos dados pessoais dos usuários, como determinado na Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Segundo a legislação, as empresas devem cumprir com diretrizes específicas para a coleta, armazenamento e utilização dos dados pessoais de seus clientes. Por fim, as farmácias devem utilizar os dados coletados apenas conforme as normas estabelecidas, evitando o vazamento de informações e até mesmo a comercialização de dados pessoais de consumidores.




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