scorecardresearch ghost pixel



Vitória! Desconto de 25% no IPVA é aprovado; veja quem terá direito

Proposta já foi aprovada na Assembleia Legislativa e aguarda aprovação do governador do estado. Entenda como o desconto irá funcionar!



A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (ALERJ) aprovou, em segunda discussão, um novo projeto de lei (PL). O texto propõe um desconto de 25% no Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) para os motociclistas que utilizam microcâmeras em seus trajetos. Com a proposta, os motociclistas conseguirão um desconto extra no valor do imposto em troca de fornecer essas imagens, quando necessário.

Leia mais: Quer pagar menos IPVA e ainda reduzir os gastos com combustível? Saiba como!

Segundo o autor do projeto, o deputado Brazão (União), o PL 4.865 tem o intuito de utilizar as imagens dos motociclistas nas investigações da Polícia Militar e da Polícia Civil nos crimes que ocorrem em vias públicas. A proposta ainda depende da aprovação do governador do estado do Rio de Janeiro para entrar em vigor.

Para quem será o desconto de 25% no IPVA?

Segundo o texto, o desconto será oferecido somente nos casos em que as câmeras estão registradas no Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV). Ademais, se o condutor se aproveitar do desconto, mas não estiver utilizando o equipamento de gravação, ele poderá ser multado.

Dessa forma, a câmera deve ser instalada no capacete.

As imagens e vídeos gravados poderão ser entregues aos órgãos competentes quando algum crime estiver sendo investigado e, por acaso, o motociclista tenha estado presente na situação. Segundo o autor do projeto, a iniciativa irá ajudar a diminuir os custos e deverá aumentar a agilidade das investigações.

Vale ressaltar que o valor do IPVA cobrado atualmente dos motociclistas no Rio de Janeiro é de 2% o valor do veículo; contudo, os modelos que têm mais de 15 anos de fabricação garantem isenção no pagamento da taxa. Além disso, pessoas com algum tipo de deficiência ou autismo também garantem o direito à isenção do IPVA.




Voltar ao topo

Deixe um comentário