scorecardresearch ghost pixel



Você joga fora o azeite que venceu? Pare! Ele ainda serve para 3 coisas

Um azeite que já passou da validade pode não ser muito indicado para consumo alimentício, porém ele tem utilidades surpreendentes!



São muitos os benefícios no consumo de azeite de oliva ou azeite de oliveira. Esse importante óleo vegetal extraído da azeitona, considerado o azeite saudável, com antioxidantes e acidez de até 1%. É recomendável para molhos de salada e pratos quentes. Além de prevenir o acúmulo de gordura abdominal, melhora a digestão, reduz a pressão arterial, inflamações e ainda colabora na absorção de cálcio pelos ossos.

Veja também: Ótimo para fertilidade, este é o superalimento que tem dado o que falar

Entretanto, com todas essas vantagens no consumo desse produto para as pessoas, é essencial ficar atento para os prazos de validade. Confira também nessa leitura, dicas úteis de como é possível utilizar a azeite de oliva, mesmo expirado o tempo previsto para consumo.

Prazo de validade do azeite de oliva

Como todos os produtos alimentares, o azeite tende a perder suas características e sabor ao longo do tempo. O prazo de validade do azeite não possui uma regra uniforme e ditada por norma. Devido a uma série de fatores, quem determina a validade é o produtor. Geralmente, existe uma recomendação de 18 meses. Porém, o prazo estipulado pelo produtor pode variar de 18 a 36 meses a partir da data de produção e em alguns casos até 48 meses.

Diversos fatores podem degradar o azeite de oliva

O azeite pode degradar nos aromas, sabores e na aparência, em diversos graus. Os principais inimigos do azeite de oliva, que causam a sua degradação, são a luz, o oxigênio, o calor e a umidade. A degradação é normal com o tempo, mas não ocorre na mesma velocidade em todos os tipos de azeites. Entretanto, essa degradação pode também ocorrer já no processo de colheita e na produção. Além disso, outras formas também podem contribuir, como tempo de armazenamento e manuseio inadequados.

Principal causa da degradação do azeite é a oxidação

É fundamental destacar que a principal causa da deterioração do azeite é a oxidação. Dessa forma, ela ocorre quando o produto é exposto ao ar, à luz e ao calor, podendo danificar seus componentes. Além disso, sua deterioração varia conforme a umidade e a contaminação por bactérias ou leveduras.

Expirado o prazo podemos consumir o azeite de oliva?

Isso vai depender da qualidade do azeite e sobre a concentração de substâncias polifenólicas contidas nele. Ou seja, o teor de polifenóis torna um alimento valioso para a sua saúde. Em outras palavras, ele retarda os processos degenerativos do organismo.

Dessa forma, um azeite com um elevado teor de polifenóis terá maior durabilidade. Logo, se for bem guardado, mesmo depois da validade, ainda apresentará aspecto e cheiro agradáveis e poderá ser consumido. Entretanto, azeites mal embalados e armazenados podem apresentar odores ruins, até antes de estarem vencidos.

Maneiras úteis de utilizar o azeite de oliva após prazo da validade

  1. Útil como lubrificante para dobradiças: o azeite pode ser um lubrificante para dobradiças enferrujadas. Além disso, pode ser usado em portas que rangem e outros mecanismos, que requerem um pouco de óleo para funcionar corretamente. Aplique o azeite com um pano ou pincel.
  2. Na remoção de etiquetas: coloque o óleo na superfície do rótulo e deixe descansar por um tempinho. Depois, limpe delicadamente com um pano ou esponja para remover o adesivo.
  3. Nos cuidados com a pele e cabelos: por fim, o azeite é usado como hidratante para nutrir a pele seca ou como tratamento para cabelos danificados, isso os deixa mais macios e com brilho.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário