scorecardresearch ghost pixel



Você sabe qual é a hora mais quente do dia? Adianto: não é meio-dia!

Todos os dias, o calor tem seu ápice. Você consegue adivinhar qual é a hora mais quente do dia? Descubra agora mesmo!



Imagine a seguinte cena: está um calor de fritar ovo na calçada, você está suando muito, a temperatura está no seu ápice.

Leia mais: Calor de 40°C: veja os direitos dos profissionais que trabalham expostos ao sol

Qual horário marca no seu relógio? Você consegue imaginar qual seria a hora mais quente do dia? Se você pensou meio-dia, pode tirar o cavalinho da chuva. Ou melhor, do sol.

Então, qual é o horário mais quente do dia?

Segundo reportagem do jornal O Globo, temperaturas máximas geralmente são registradas por volta das 14h. Tornando, portanto, este o horário mais quente do dia.

Isso acontece porque, embora a luz do sol na superfície seja mais intensa ao meio-dia, já que estamos mais perto da estrela neste horário, leva um tempo para o calor subir onde ele é medido.

Ah, sim. Caso você não sabia, os termômetros que marcam as temperaturas oficiais ficam a cerca de dois metros de altura. Desta forma, podem ter uma medição mais fiel porque não têm interferências.

Mas, de acordo com meteorologista da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Wanderson Luiz Silva, ouvido pelo O Globo, se os termômetros ficassem um centímetro do solo, aí, sim, meio-dia seria mais quente do que 14h.

Então, você não errou tanto assim. Pode voltar o cavalinho para o sol – ou não, né!

“Geralmente a hora da temperatura máxima da estação ocorre em torno de 14h. A radiação solar visível passa direto pela atmosfera e atinge a superfície, que absorve e emite parte de volta em forma de radiação infravermelha. Com isso a atmosfera aquece de baixo para cima. E isso leva um tempo, através de condução e convecção do calor. Por isso não acontece 12h, mas sim em torno de 14h”, pontuou o meteorologista.

Falando em calor…

Os próximos dias marcarão temperaturas bem altas, independente de onde estiver o termômetro. Órgãos oficiais de meteorologia já avisaram sobre o calor intenso desta semana. Isso é efeito de um El Niño mais intenso do que nos anos anteriores e um agravamento do efeito estufa.

Então, aconselha-se a beber muita água e evitar exposição solar em horários mais quentes. Além disso, redobre o cuidado ao fazer exercícios físicos e prefira uma alimentação mais leve e equilibrada nos próximos dias.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário