scorecardresearch ghost pixel



A mente agradece: fazer carinho no seu cão é o melhor exercício cerebral

O segredo canino para um cérebro sempre ativo! Veja como o seu pet pode ser a chave para manter a sua mente saudável!



Se você já desconfiava que o seu cachorro é mais do que um amigo de quatro patas, saiba que está correto! Novas pesquisas comprovam que a presença dos cães, muito além de nos proporcionar companhia e lealdade, também promove benefícios surpreendentes para a nossa mente e saúde mental como um todo.

Leia mais: Gatos: os guardiões silenciosos do coração? A ciência diz que sim

Um estudo recente conduzido por cientistas suíços revelou que fazer carinho em cães ou simplesmente estar na presença de um pode ter efeitos benéficos significativos para o cérebro, especialmente na região do córtex pré-frontal. Essa parte é fundamental para várias funções cognitivas avançadas, incluindo o raciocínio lógico e a inteligência.

A ciência por trás do carinho

Os pesquisadores da Universidade de Basileia, na Suíça, em colaboração com outras instituições, desenvolveram uma metodologia para entender como o contato com os cães afeta a atividade cerebral.

Ao longo do estudo, 21 voluntários saudáveis interagiram com cães e, em contraste, com bichos de pelúcia. Durante essas sessões, o nível de oxigênio no sangue dos participantes foi monitorado, bem como os níveis de hemoglobina.

O resultado? Um aumento considerável na oxigenação da hemoglobina durante a interação com os cães, indicando uma maior atividade no córtex pré-frontal. Esta atividade foi significativamente mais acentuada ao interagir com cães reais em comparação com bichos de pelúcia.

Por que isso é importante?

As implicações desse achado são animadoras. Rahel Marti, coordenador da pesquisa, sugere que o aumento da atividade no córtex pré-frontal indica processos de atenção mais fortes e excitação emocional positiva. A interação com cães poderia, assim, ser uma ferramenta vital para ajudar a manter o nosso cérebro ativo e saudável.

Além disso, o estudo aponta para futuras investigações que focarão em como os cães podem auxiliar as pessoas com transtornos emocionais, como ansiedade e síndrome do pânico.

O carinho vai além da mente

Não é apenas a nossa mente que se beneficia do contato com os cachorros. Estudos anteriores já mostraram que a presença desses animais em nossa rotina pode trazer benefícios, como a redução do estresse, fortalecimento do sistema imunológico e até mesmo com o auxílio no diagnóstico precoce de algumas doenças.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário