scorecardresearch ghost pixel



Afinal, qual é o melhor modelo de fogão cooktop? Dicas para escolher o modelo perfeito

Na hora de comprar um fogão do modelo cooktop, é importante se atentar a alguns detalhes antes de escolher o produto, evitando arrependimentos.



Devido ao crescimento das cozinhas planejadas, que buscam priorizar um layout funcional, o modelo de fogão cooktop se popularizou. Nesse caso, tanto o forno quanto a área de indução passam a fazer parte do conjunto da bancada.

Veja também: Inimigos da moda? Jamais! 4 signos que nunca decepcionam ao se vestir

Sendo assim, a decisão errada pode levar a prejuízos que incluem gastos com obra, manutenção e falta de espaço. Logo, comece a planejar os investimentos de casa considerando fatores que tornam o eletrodoméstico econômico e eficiente.

Dicas para adquirir o modelo de fogão cooktop perfeito

Lembre-se que o cooktop é mais potente que o fogão convencional

Em primeiro lugar, o cooktop é um tipo de fogão que fica embutido na bancada da cozinha, ocupando menos espaço. Além da questão estética, também tem vantagens funcionais, ao aquecer a comida mais rápido. Por outro lado, exige o uso de panelas adequadas, que suportam altas temperaturas.

Os fogões de 5 bocas atendem quem cozinha diariamente

Dito isso, se você cozinha diariamente para muitas pessoas, você deve optar por um cooktop de 5 bocas, que oferece versatilidade. Ou seja, favorece quem adora se aventurar em novas receitas.

Portanto, existem modelos que têm bocas de diferentes tamanhos e comportam vários recipientes na superfície.

Escolha um local e meça as dimensões da área reservada

Outra dica importante é definir um local conveniente, de modo que a estrutura fique próxima à pia e perto da tomada. Essa medida reduz imprevistos e mantém o aparelho em uma zona de conexão elétrica. Contudo, é aconselhável evitar espaços onde há janelas, cortinas e materiais inflamáveis.

O material da bancada deve ter boa resistência térmica

Visto que a segurança é primordial, o material do balcão principal precisa ter uma composição específica, compatível ao modelo de fogão cooktop. Desse modo, não selecione um revestimento barato e de procedência duvidosa. Prefira granito, aço inoxidável, quartzo, mármore e silestone ao contratar o serviço de reforma.

Se possível, procure instalar um exaustor em cima do fogão

Por último, se você tiver condições de obter um exaustor, esse aparelho suga a fumaça produzida na cozinha. Por esse motivo, reduz o mau odor que se acumula nas paredes e nos móveis. Enfim, melhora a ventilação e confere um conforto a mais, independente do cooktop instalado.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário