Alerta! Tipo ‘popular’ de café pode estar acelerando o seu envelhecimento

Desvendando o enigma: afinal, qual é o tipo de café que pode contribuir para um envelhecimento mais rápido do que imaginamos?



Você é daqueles que não dispensam uma boa xícara de café pela manhã? A bebida é a paixão de muitos. Os seus benefícios para a saúde são motivos o suficiente para desfrutá-la. Estudos já demonstraram que o café pode ser um aliado no combate à perda de memória e até mesmo pode favorecer a saúde do intestino, graças ao seu efeito laxante, mas também pode contribuir para o envelhecimento. Entenda como.

Leia mais: Por que a cafeína não te deixa ligado? A genética pode ter a resposta

Antes de mergulhar de cabeça na cafeína, é importante lembrar que tudo deve ser consumido com moderação. O café não é exceção, já que o excesso de cafeína pode prejudicar a concentração e o sono. Afinal, há um limite que podemos ingerir para evitar os efeitos indesejados; entretanto, há um tipo de café que merece sua atenção.

Já ouviu falar do tipo que pode acelerar o envelhecimento? Se isso é novidade para você, então continue lendo, porque um estudo recente nos trouxe informações surpreendentes.

Conheça o café que acelera o envelhecimento

Estamos falando do café instantâneo, popularmente conhecido como café solúvel. Ele pode ser prático e fácil de preparar, ideal para pessoas com rotinas agitadas, mas não é a melhor opção para a sua saúde.

De acordo com uma pesquisa realizada no Reino Unido e divulgada recentemente, o café solúvel pode reduzir de quatro a cinco meses de vida a cada xícara. O estudo envolveu quase meio milhão de pessoas, homens e mulheres com idades entre 37 e 73 anos, que foram entrevistados sobre o seu estilo de vida, saúde e hábitos alimentares.

Os pesquisadores avaliaram o consumo de café de três maneiras diferentes:

  • Ingestão total de café;
  • Ingestão de café instantâneo;
  • Ingestão de café filtrado.

Eles também acompanharam o tamanho dos telômeros dos participantes, que são pequenas partes do DNA associadas ao envelhecimento. A redução dos telômeros está ligada a várias doenças da velhice, como diabetes, câncer, Alzheimer e doenças cardíacas.

O resultado foi surpreendente: cada xícara de café total resultou em uma perda de 0,12 anos de vida, o que equivale a cerca de dois meses. No caso do café solúvel, cada xícara da bebida reduziu 0,38 anos de vida, ou seja, de quatro a cinco meses. Os cientistas suspeitam que o chumbo, um mineral presente nesse tipo de café, pode influenciar esse efeito, assim como os aditivos, como cremes e aromatizantes; no entanto, essas razões ainda não foram conclusivas.

Estudos anteriores também indicaram que o café solúvel está associado a doenças diversas, como:

  • Obesidade;
  • Alzheimer;
  • Câncer de mama;
  • Fragilidade em idosos.

Calma! Isso não significa que você precisa eliminar o café da sua vida

Se você tem o hábito de beber café solúvel com regularidade, o ideal é considerar a substituição pelo café filtrado sempre que possível. O feito a partir de grãos torrados e moídos não apresenta os efeitos prejudiciais à saúde que foram observados no café solúvel. Além disso, o café filtrado contém compostos benéficos, como polifenóis, diterpenos e micronutrientes.

A recomendação geral é não ultrapassar a quantidade de 400 mg de cafeína por dia, o que equivale a aproximadamente quatro xícaras pequenas. Dessa forma, você pode continuar desfrutando do seu café com tranquilidade, sabendo que está cuidando da sua saúde e, de quebra, ganhando alguns anos a mais de vida.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário