Alívio! IPVA de alguns modelos deve ficar mais barato em 2024

Levantamento da Mobiauto mostra quais modelos podem pagar menos impostos no próximo ano. Confira a tabela.



Os motoristas do estado de São Paulo que precisam pagar o IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) podem esperar uma ótima notícia no próximo ano. Um levantamento recente da plataforma Mobiauto indica que os carros usados ficaram mais baratos em 2023.

Leia mais: Além da CNH: 4 documentos obrigatórios para dirigir no Brasil  

Considerando que o tributo é calculado com base no preço venal do veículo, essa queda média de 8,57% nos preços também deve significar uma redução no valor do imposto.

O estudo não abrange todos os modelos de carros, mas reúne alguns campeões de emplacamento. Cerca de 25% dos automóveis avaliado tiveram uma queda superior a 10% nos preços e devem garantir um alívio do bolso aos condutores em 2024.

Apesar da boa notícia, a consultoria ADK Automotive afirma que a redução poderia ser ainda maior, especialmente devido ao programa de descontos do governo federal para modelos novos. O preço do usado acompanha as variações na tabela do novo, mas esse processo leva algum tempo.

Divulgação da tabela da referência

A pesquisa de preços que serve como referência para o cálculo do IPVA em São Paulo geralmente é realizada em setembro, e segundo a Secretaria da Fazenda e Planejamento do estado, isso não deve mudar. Já sua divulgação costuma ocorrer na primeira quinzena de novembro.

A alíquota do imposto para automóveis registrados em SP é de 4%, regra que vale para todos os tipos de veículos, incluindo os elétricos. Para um automóvel com valor venal de R$ 40 mil, por exemplo, a cobrança será de R$ 1.600.

No caso das caminhonetes de cabine simples com capacidade para até 3 ocupantes, ônibus e motocicletas, a cobrança é de 2% sobre o valor venal do bem. Por sua vez, o IPVA dos caminhões é de 1,5% sobre a tabela, enquanto os veículos de locação recolhem 1%.

IPVA mais barato em 2024

O levantamento da Mobiauto apurou os preços médios de usados em setembro de 2022 e setembro de 2023 para descobrir quanto eles caíram no período. Os modelos selecionados foram os 25 mais emplacados e transferidos no Brasil, produzidos entre 1998 a 2021. Os mais transferidos ficaram até 7% mais baratos, veja:

Montadora Modelo Versão Ano Preço em set. 2022 (R$) Preço em set. 2023 (R$) Variação
VW Gol CL 1.6 MT 1988 6.133 6.716 9,51%
Fiat Palio Economy 1.0 Fire MT 4p 2014 29.657 29.557 -0,34%
Fiat Uno Attractive 1.0 Fire 5p MT 2015 37.660 37.215 -1,18%
Hyundai HB20 Evolution 1.0 12V TB AT 2020 77.219 74.357 -3,71%
Fiat Toro Freedom 1.8 16V AT6 2018 95.436 90.113 -5,58%
Chevrolet S10 CD LT 2.8 TDI 4×4 MT 2013 114.980 108.327 -5,79%
Chevrolet Onix 1.0 12V LT MT 2020 69.115 64.767 -6,29%
Honda Civic EXL 2.0 16V AT 2019 120.113 112.113 -6,66%
Ford EcoSport Freestyle 1.5 12V AT 2018 76.359 71.015 -7,00%

Já os mais emplacados tiveram redução de até 10%:

Montadora Modelo Versão Ano Preço em set. 2022 (R$) Preço em set. 2023 (R$) Variação
VW Polo Comfortline 200 TSI AT 2020 85.673 79.300 -7,44%
VW Nivus Comfortline 200 TSI AT 2021 112.905 104.501 -7,44%
VW T-Cross Comfortline 200 TSI AT 2021 117.344 108.443 -7,59%
Jeep Renegade Longitude 1.8 16V AT 2017 81.989 75.557 -7,84%
Hyundai Creta Pulse 1.6 16V AT 2018 91.659 83.998 -8,36%
Toyota Corolla Altis 1.8 16V Hybrid AT 2020 151.458 138.789 -8,36%
Toyota Corolla Cross GR-Sport 2.0 AT 2022 160.768 146.700 -8,75%
Chevrolet Tracker LTZ 1.2 12V Turbo AT 2021 117.642 107.333 -8,76%
Honda HRV EXL 1.8 16V AT 2018 104.922 95.672 -8,82%
Jeep Compass Limited 2.0 16V AT 2019 136.988 123.999 -9,48%
Nissan Kicks SV 1.6 16V AT 2021 105.788 95.558 -9,67%

Entre os modelos com queda superior a 10% no período, o grande destaque é a Ford Ranger CD versão XLS 2020, que ficou 14,41% mais barata. Em seguida vêm o Honda City LX 2018 (-12,50%), o Fiat Strada CD Endurance 2021 (-12,1%), o Fiat Mobi Like 2021 (-10,40%) e a Toyota Hilux CD SRX 2018 (-10,31%)

Isenção do imposto

Em 2023, também seguem valendo as regras para pagamento e isenção do tributo. O imposto pode ser pago à vista, com ou sem desconto, ou em até cinco parcelas sem desconto. Quem escolhe pagar o valor em cota única em janeiro ganha abatimento de 3%.

Quanto à isenção, o estado de São Paulo livra do IPVA todos os veículos fabricados há 20 anos ou mais. Assim, donos de automóveis produzidos em 2004 ou anos anteriores não pagarão mais nada a partir do próximo ano. O benefício também é concedido a proprietários de táxis, veículos de pessoas com deficiência e veículos oficiais.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário