O salmão é um peixe que caiu no gosto popular. Você comeria se soubesse que, na verdade, a iguaria foi impressa em 3D? Apesar de inusitado, é justamente este o produto que uma startup de tecnologia, a Revo Foods, pretende colocar no mercado europeu. A empresa é pioneira na elaboração de alimentos a partir do uso de impressoras 3D.
Leia mais: Bolo 3D e embalagem comestível: 10 alimentos do futuro que parecem de mentira
Vale ressaltar que a Revo Foods já conseguiu a licença necessária para vender os filés de salmão veganos na Europa; no entanto, até o momento, o salmão 3D só está disponível em Viena, na Áustria, assim como para compras online por quase toda a Europa. Fale a verdade: você teria coragem de adqurir o seu?
Textura e sabor do salmão
Mesmo sendo de origem vegetal, os criadores afirmam que a textura, assim como as camadas visíveis, foram mantidas, além do sabor próximo ao original. Em suma, o processo demanda pouco processamento e é sustentável, uma vez que utiliza menos recursos, como água, para a produção do salmão.
Na prática, a fabricação do produto se dá com o uso de uma proteína derivada de um fungo filamentoso, o que o torna vegano, sem a adição de açúcar ou mesmo glúten. A expectativa da marca, portanto, é justamente ver essa ampliação do mercado que foca em alternativas à carne.
Redução do consumo
Por fim, um estudo desenvolvido no Reino Unido apontou os benefícios da redução do consumo de carne.
Os dados revelam que seria o equivalente à retirada de 8 milhões de carros das ruas. Desta forma, a tendência é que os países passem a incentivar cada vez mais o desenvolvimento de alternativas à carne mais sustentáveis e tão saborosas quanto ela.