scorecardresearch ghost pixel



Anvisa suspende propaganda de suplemento conhecido como “Xo Xuca”

De acordo com a Anvisa, a empresa estava realizando propaganda enganosa para conseguir vender o suplemento alimentar.



A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) decidiu suspender a publicidade e divulgação irregular de um suplemento de fibras alimentares para combate ao intestino preso. A determinação foi divulgada nesta terça-feira (24) no Diário Oficial da União. O produto pode continuar sendo fabricado e comercializado no país, porém, sem a divulgação de suas propagandas.

Veja também: Adeus ao papel higiênico? Esta alternativa econômica está ganhando cada vez mais adeptos

De acordo com a Anvisa, a proibição do suplemento “Xo Xuca” se deu devido às propagandas enganosas divulgadas pela empresa. Na campanha publicitária, o suplemento afirmava substituir a “chuca” e fornecer soluções terapêuticas para doenças graves. O suplemento consiste em cápsulas à base de chia, linhaça e psyllium.

A “chuca” é o termo popular utilizado para a lavagem intestinal, uma técnica de limpeza da região anal. De acordo com o entendimento da Anvisa, a propaganda feita pela empresa, enfatizando a “chuca”, pode fazer com que os consumidores entendam a eficácia do suplemento de forma errada.

Como será a determinação?

Segundo a determinação emitida, a empresa está proibida de realizar propaganda do suplemento. Com a medida, a divulgação do “Xo Xuca” está suspensa em todos os sites e todos os ambientes de divulgação, como mídias sociais, provedor de conteúdos, lojas digitais em plataformas eletrônicas de vendas, sob responsabilidade da empresa.

Além disso, o “Xo Xuca” afirma que o produto age “tornando o bolo fecal mais unido, evitando assim que deixe resquícios para trás”. Em relação ao seu uso terapêutico, a empresa afirma que o suplemento ajuda no controle do colesterol e da glicemia, diminuindo o risco de doenças cardíacas e auxiliando na perda de peso.

Por fim, a empresa anuncia que o uso regular do “Xo Xuca” elimina ou diminui consideravelmente a necessidade do usuário realizar a “chuca”. “Porém, um leve enxágue nunca é demais. Ao contrário das duchas/chuveirinhos/enemas tradicionais, a “Xo Xuca “vai agir em todo o seu intestino, para que nada fique para trás”, afirmou o anúncio do suplemento no site oficial da empresa.

Empresa se posiciona

Em nota enviada ao Edital Concursos Brasil, a empresa afirmou que:

“A Xo Xuca Suplementos Naturais LTDA esclarece que a resolução divulgada pela ANVISA no dia 24/10/2023 não compromete a composição e fórmula do produto, assim como a segurança do consumo, a fabricação e o comércio. A Xo Xuca ressalta que o órgão apenas apontou equívocos na campanha publicitária do produto e que nenhum cliente fora lesado.

A Xo Xuca se coloca à disposição para quaisquer esclarecimentos.”




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário